Apresentação

O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Se²p²in) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e campus sede. Seu principal objetivo é promover o encontro da comunidade acadêmica de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de trabalhos e a troca de experiências.

Até sua 8ª edição, o evento era denominado Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, porém após a oferta de diversos cursos de pós-graduação passou também a contar com a participação de estudantes deste nível. Nesta edição, com o registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) passa a ser chamado de Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, sua logomarca também foi revitalizada, tornando-a mais harmônica.

Nesta nona edição, que será realizada nos dias 11 a 14 de dezembro de 2024, tendo como sede o Campus Paranaguá do IFPR, o evento contará com 8 (oito) modalidades de apresentação e discussão de trabalhos. Serão mantidas na programação as visitas técnicas com o objetivo de proporcionar aos(às) estudantes um maior conhecimento sobre a realidade econômica, social e cultural da região do campus sede do evento.

Para esta edição, a proposta do evento tem como objetivo principal integrar dentro do tema: Ciência e Tecnologia para a Inclusão: território (s), saberes e diversidades, considerando o conceito Miltoniano de “território”. Integrando no tema questões relacionadas como: a arte, a cultura, os saberes, os povos originários, os arranjos produtivos locais, a inclusão, acessibilidade, tecnologias sociais.

O conceito de inclusão de Milton Santos abrange tanto a acessibilidade física e social quanto a valorização da diversidade cultural e étnica dentro dos espaços urbanos. Ele defende que políticas públicas devem ser orientadas para garantir uma cidade mais justa, onde todos os cidadãos possam viver de maneira digna e participativa, independentemente de suas origens ou condições.