Servidores do IFPR discutem Comunicação – Instituto Federal do Paraná

Servidores do IFPR discutem Comunicação

Nesta quarta (28) e quinta-feira (29) foi realizado em Curitiba e Pinhais o IV Encontro de Comunicadores do IFPR. O evento é direcionado aos integrantes da Rede de Comunicadores. Participaram das atividades cerca de 30 servidores, de praticamente todos os campi e unidades do Instituto.

Na quarta-feira (28), houve uma oficina de produção de texto e gêneros textuais, ministrada pelos jornalistas Naiara Longhi Maia e Erik Feitosa, ambos da Coordenadoria Geral de Comunicação. No mesmo dia, o diretor de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Felipe Cintra Braga, e a Relações Públicas do IFSC, Nadia Garlet, falaram sobre a Política de Comunicação do IFSC.  A terceira palestra do evento, estruturado em forma de curso de capacitação, foi ministrada pela professora Patrícia Meyer, do Campus Curitiba. A partir da perspectiva da Comunicação Pública, ela falou sobre as necessidades de comunicação dos campi e em como eles podem se relacionar com diferentes públicos de interesse. Houve, ainda, uma visita técnica aos estúdios da Rádio e Televisão Educativa do Paraná (e-Paraná).

Além disso, foi realizado um workshop sobre WordPress, ferramenta utilizada para alimentar os sites institucionais. O Encontro finalizou com a exposição de cases de alguns Comunicadores, em uma apresentação de “boas práticas”.

Presente na abertura do evento, o Reitor Pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, destacou o papel da Comunicação Institucional: “Acreditamos que a Comunicação é essencial e que ela contribui para a nossa atividade fim, que é o Ensino, e também para o nosso fim maior, que são os nossos estudantes”.

“Além de fortalecer a Rede, encontros como este nos dão suporte e conhecimento para podermos trabalhar de maneira mais eficiente e segura nos campi“, avalia a assistente em Administração Fernanda Schraiber, chefe de gabinete do Campus Ivaiporã e integrante da Rede de Comunicadores. “Ver um trabalho legal que os colegas estão realizando em outros campi nos inspira e nos motiva a querer melhorar o do nosso campus também”, diz.

Para o professor Leandro Magno Correa da Silva,  comunicador do Campus Avançado Astorga, as trocas de experiências foram fundamentais para o planejamento e execução da comunicação de cada campus. “Tudo o que discutimos foi extremamente importante; inclusive devo começar a ‘perturbar’ os colegas comunicadores para compartilharmos documentos, projetos e ideias”, brinca, referindo-se à forma colaborativa de atuação do grupo.

Rede de Comunicadores

De acordo com a Política de Comunicação do IFPR, instituída pela resolução 42/2013, além de colaborativa, a Rede de Comunicadores do IFPR possui caráter propositivo e consultivo e está relacionada ao planejamento e desenvolvimento de ações de comunicação institucional.

São algumas de suas finalidades: estimular o fluxo de informações entre as unidades do IFPR; dar apoio à implementação das ações de comunicação interna e externa; construir e fortalecer a imagem do Instituto, entre outros objetivos.

Saiba mais

Informe-se sobre as atividades desenvolvidas pelo(a) comunicador(a) do seu campus e não deixe de participar das ações desenvolvidas em sua unidade.

Política de Comunicação do IFPR

Resolução 42/2013