Siscope já está disponível para acesso público – Instituto Federal do Paraná

EXTENSÃO PESQUISA E INOVAÇÃO

Siscope já está disponível para acesso público

O Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão (Siscope) do IFPR já está disponível para acesso público.

Agora, além de consultar todos os projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação que estão em execução em cada campus, o público também pode consultar os indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de forma simples e rápida.

Para entrar no portal da transparência do Siscope, o usuário deve acessar o sistema SISCOPE (ifpr.edu.br) e clicar no ícone “Portal da Transparência”. Não é necessário utilizar login e senha.

Ao acessar o portal, o usuário pode navegar pelas opções disponíveis e conhecer um pouco mais das atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação de cada campus do IFPR.

Como atualizar os indicadores do campus?

Para que os indicadores de cada campus estejam corretos no Siscope, é importante que todos os servidores que possuem projetos cadastrados no Cope mantenham as informações dos projetos atualizadas.

Existem várias funcionalidades no Siscope que registram os indicadores referentes ao projeto ao longo de sua execução:

• O servidor deve acessar sua área de trabalho no Siscope, clicar em “Projetos” e depois em “Indicadores“. Selecionar o projeto que deseja cadastrar as informações, preencher as informações da tela e depois salvar. Pronto! Os indicadores do campus serão atualizados automaticamente após este procedimento.
  • Ao cadastrar um novo projeto ou relatórios no sistema, é muito importante que o coordenador do projeto cadastre todas as informações solicitadas corretamente.
  • Ao cadastrar os estudantes e demais participantes envolvidos no projeto, sempre que houver modificações.
  • Ao cadastrar as produções relacionadas ao projeto, que deve ser aprovada pelo Cope local.

Inovação do gerenciamento da pesquisa, extensão e inovação no IFPR

O Siscope foi implantado em 2020 e desde então mudou o rumo da gestão das atividades de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR.

Agora, além de gerar diversos dados que contribuirão para essa gestão, o sistema também fornecerá informações para a elaboração do Relatório Anual de Atividades dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs) e Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR.

O sistema foi totalmente desenvolvido no IFPR, tendo como desenvolvedor o professor Estevan Brandt Costa, do Campus Jacarezinho, em parceria com a Proeppi. Conta também com a colaboração de todos os campi da instituição e com os usuários de forma geral, que sempre fazem sugestões de melhoria para o sistema. “Espero que esta nova funcionalidade, que permite o gerenciamento dos indicadores de todos os campi, contribua para o avanço do IFPR”, comenta Estevan Brandt.

Muitas outras funcionalidades do Siscope estão previstas para 2022, visando organizar e facilitar ainda mais o acesso e acompanhamento das ações de Pesquisa, Extensão e Inovação no IFPR.