Sistema Pergamum irá modernizar a gestão das Bibliotecas – Instituto Federal do Paraná

Sistema Pergamum irá modernizar a gestão das Bibliotecas

Esta sexta-feira (11) foi o último dia da capacitação que reuniu bibliotecários e auxiliares de biblioteca de diversos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Durante esta semana, além de conhecer o novo Sistema que acaba de ser adotado pelo Instituto, o Pergamum, os servidores tiveram momentos de integração em que puderam conhecer uns aos outros e discutir temas relacionados ao papel das bibliotecas no IFPR.

O objetivo da implantação do Pergamum é unificar os acervos da instituição, oferecendo uma série de benefícios à comunidade acadêmica e modernizando a gestão do Sistema de Bibliotecas do IFPR (Sibi-IFPR). O Pergamum é considerado o maior sistema de bibliotecas do país, sendo utilizado por universidades públicas e particulares de todo o Brasil.

Para a coordenadora do Sibi-IFPR, bibliotecária Eutália Cristina Moreto, em breve toda a comunidade do IFPR, alunos, professores, servidores e o público em geral poderão consultar o acervo, fazer reservas e renovações pela internet. “As bibliotecas estão sendo construídas; em Curitiba estamos na fase de catalogação do material e assim que 40% do acervo estiver implantado no Sistema abriremos para empréstimos”, explica. O Pergamum irá garantir agilidade, segurança e eficiência às bibliotecas já que atualmente o controle dos livros é feito por meio de planilhas.

Estudante: a Biblioteca é sua!

Na quinta-feira (10) durante o momento de integração entre os servidores houve espaço para os bibliotecários e auxiliares exporem suas expectativas com relação à área, debaterem o papel das bibliotecas no Instituto e de que forma esse setor pode contribuir com a educação e com o desenvolvimento humano e cultural da comunidade acadêmica. Entre as principais ideias apontadas está a formulação de ações que priorizem a biblioteca como espaço do aluno, criando um ambiente propício ao estudo e fortalecendo a relação entre o servidores, estudantes e professores.

Os servidores também ressaltaram a importância da popularização das bibliotecas, que precisam ser mais conhecidas e divulgadas, transformando a cultura organizacional e os hábitos de leitura.

A seguir, o cronograma de atividades desenvolvidas ao londo da semana dentro da primeira fase de implantação do Pergamum

Segunda
Apresentação do sistema
Módulo Consulta;
Módulo Catalogação – monografias;
Validação da base

Terça
Módulo Parâmetros;
Módulo Catalogação — monografias, analíticas e periódicos;
Módulo Catalogação – Autoridades;

Quarta
Cadastro de usuários na Rede Pergamum;
Importação bibliográfico / autoridade;
Módulo Relatórios
Módulo Usuários -Unidade Organizacional
Módulo Parâmetros — CNPQ, Área de conhecimento;
Módulo Diversos — Manutenção / Dados;

Módulo Circulação;
Módulo Usuários;
Módulo Diversos – coleta de dados
Limpeza da base de empréstimo;

Acompanhamento de empréstimo;
Revisão e dúvidas.