Suap já está acessível no IFPR: Saiba como utilizar o sistema – Instituto Federal do Paraná

Sistemas Institucionais

Suap já está acessível no IFPR: Saiba como utilizar o sistema

O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), que é utilizado por diversas instituições de ensino como sistema de gestão acadêmica e administrativa, já está em pleno funcionamento no IFPR.

Os servidores de todos os campi do IFPR podem configurar seus perfis de usuário e começar a utilizar o sistema, que é intuitivo e fácil de usar.

Confira abaixo como acessar e utilizar as principais funcionalidades do Suap no IFPR.

Acesso ao sistema

Para acessar o Suap no IFPR, basta entrar no endereço https://suap.ifpr.edu.br/ e inserir o número do Siape como login e a senha do e-mail como senha de acesso. É possível alterar a senha posteriormente. Caso o sistema não reconheça a senha, basta fazer a recuperação de senha, que será enviada para o e-mail pessoal cadastrado no Siape.

Indicadores (dados do CNPq)

Com o Suap, é possível extrair relatórios de produtividade com base nas informações cadastradas no Currículo Lattes. Para acessar essa funcionalidade, basta clicar na opção CNPq no módulo de Pesquisa do Suap. Lá, o usuário terá acesso a menus como indicadores, produção por campi, produção por servidor, titulação e área de atuação, além de estatísticas e relatórios com informações importadas do Currículo Lattes.

É importante ressaltar que as informações são atualizadas automaticamente no Suap em até sete dias após a atualização do Currículo Lattes.

Eventos

O módulo de eventos do Suap é uma ferramenta que permite o gerenciamento e organização de eventos acadêmicos. Com essa funcionalidade, é possível criar e publicar informações sobre o evento, registrar os participantes, controlar a emissão de certificados automaticamente, gerenciar a programação e realizar o acompanhamento e avaliação do evento.

Por exemplo, o Simpósio dos NITs, que ocorreu nesta semana, foi gerenciado completamente pelo Suap. Outros eventos como o Forpladi 2023 – Fórum de Planejamento, Administração, Desenvolvimento Institucional e TI e o Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN) também serão gerenciados completamente pelo Suap.

Para acessar o módulo de eventos, basta clicar no item “Comunicação Social” no menu principal.

Pós-Graduação

O sistema de gerenciamento acadêmico da pós-graduação no IFPR estará em funcionamento no segundo semestre de 2023. Com o módulo de pós-graduação do Suap, será possível gerenciar completamente o processo de inscrição, seleção, matrícula, acompanhamento acadêmico e emissão de documentos dos alunos matriculados nos cursos de pós-graduação. Os estudantes de pós-graduação já foram migrados para o sistema, e o cronograma de capacitação será divulgado em breve pela Proeppi.

Gestão de Pessoas

No módulo de Gestão de pessoas, é possível encontrar dados como lotação, cargo, função, situação e local de exercício de todos os servidores do IFPR.

Conheça

Saiba mais sobre os módulos e tenha acesso a tutoriais na página de Documentação do Suap (IFRN).

Gestão institucional

Com essas funcionalidades, o Suap IFPR se mostra uma ferramenta essencial para a gestão acadêmica e administrativa da nossa instituição.

Acesse o sistema e explore todas as possibilidades que ele oferece!

Leia mais sobre a implantação do Suap no IFPR nesta matéria: