Alunos de Eletromecânica Realizam Visita Técnica a UHE MAUÁ – Campus Telêmaco Borba

Alunos de Eletromecânica Realizam Visita Técnica a UHE MAUÁ

Os alunos do Curso Técnico em Eletromecânica, realizaram no dia 09/05/2011, uma visita técnica às instalações da Usina Hidrelétrica Mauá, localizada na divisa dos municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.

A visita coordenada pelos professores de Eletromecânica: Ronaldo Mendes Evaristo e Ademir Stefano Piechnicki, teve como objetivo, apresentar aos alunos do curso de Eletromecânica as principais instalações e componentes ( elétricos e mecânicos ) envolvidos no processo de geração e transmissão de energia elétrica.

A Usina Hidrelétrica Mauá está sendo construída no Rio Tibagi entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira. Em 2011, quando o emprendimento estiver concluído, terá potência instalada de 361 megawatts, isso significa que poderá gerar energia para atender ao consumo de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Para que isso seja possível, está sendo construída uma barragem em concreto compactado, medindo 745 metros de comprimento e 85 metros de altura máxima , o que permitirá a formação de um reservatório com quase 80 km de extensão e 84 km2 de superfície

A obra faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, com um investimento previsto de mais de 1 Bilhão de reais, nas sua construção .

Durante a visita, acompanhado de um engenheiro da empresa responsável pela construção, os alunos puderam ver “in loco”, a grandiosidade do empreendimento e dos componentes mecânicos e elétricos em fase de instalação, além poderem dirimir dúvidas em relação a assuntos correlatos ao curso de eletromecânica.