Os eventos SEPEX/SIMPODI/IFTech do Campus Telêmaco Borba foram um sucesso! – Campus Telêmaco Borba

Os eventos SEPEX/SIMPODI/IFTech do Campus Telêmaco Borba foram um sucesso!

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, o Campus Telêmaco Borba foi palco de três grandes eventos que celebraram a ciência, a tecnologia, a inovação e a diversidade: o SEPEX (Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação), o SIMPODI (Simpósio sobre Diversidades) e a tradicional IFTech (Feira de Inovação Tecnológica).
O SEPEX é um evento anual que visa promover a divulgação da produção científica e tecnológica do campus, com destaque para os projetos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos por estudantes e servidores. Durante o seminário, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos mais recentes em um ambiente de troca de conhecimentos.
Simultaneamente, ocorreu o SIMPODI, que, em sua oitava edição, abordou o tema “Mulheres nas áreas da Ciência e da Tecnologia”. Este simpósio, que já se consolidou como um dos principais eventos sobre diversidade na instituição, buscou promover reflexões sobre a participação feminina em setores historicamente dominados por homens, incentivando uma maior equidade e inclusão.
A IFTech, por sua vez, em sua XII edição, apresentou protótipos e modelos inéditos que refletem a capacidade de inovação dos alunos e servidores do IFPR. Os projetos exibidos englobaram diferentes áreas, desde inovações em produtos e serviços até processos e soluções organizacionais, mostrando a diversidade e a criatividade presentes na produção científica do campus.
Além das apresentações de projetos, o evento contou com 29 oficinas e minicursos, uma palestra e uma mesa-redonda que enriqueceram a programação, permitindo uma ampla troca de conhecimentos. Foram submetidos 83 trabalhos para apresentação oral e 20 para a IFTech, demonstrando o envolvimento da comunidade acadêmica. As atividades foram iniciadas com apresentações artísticas e culturais de dança e música, trazendo um toque especial à abertura dos eventos e envolvendo o público em um clima de celebração da ciência e da arte.
A participação da comunidade externa foi significativa, com estudantes, servidores e membros do público geral prestigiando os trabalhos expostos. O evento não apenas reforçou o compromisso do Campus Telêmaco Borba com a educação pública de qualidade, mas também destacou o papel da instituição como um polo de inovação e diversidade.
Com a combinação dos três eventos, o campus viveu dias de intensa atividade acadêmica, científica e cultural, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.