Palestra "Ser Diferente em um Mundo Cis-Heteronormativo"
Publicado em
Na noite de ontem (18/06), ocorreu, no auditório do campus, a mesa redonda “Ser Diferente em um Mundo Cis-Heteronormativo”. A palestra foi uma parceria entre o Projeto Junho Arco-íris e o II Ciclo de Debates Cultura, Identidade e Gênero.
O palestrante Guilherme Sachs abriu o evento trazendo algumas definições sobre sexualidade e gênero e sobre as pautas importantes para a busca de igualdade. Abordou também a falácia da ideologia de gênero. Segundo ele, “Não existe ideologia de gênero, um plano LGBTI+ para que as pessoas se tornem homossexuais ou transexuais. Esse discurso de setores ultraconservadores vem para justificar a violência e o silenciamento das minorias. O que existe é uma luta pelo direito de existir, de ir e vir”.
Dando continuidade, a palestrante Nathalia Santos contou sua experiência de vida como mulher trans. Com ironia, ela disse ter “escolhido” ser trans no momento em que assistiu uma notícia sobre uma mulher trans que fora assassinada por sua identidade e expressão de gênero. As falas trouxeram grandes momentos de reflexão acerca do respeito ao Outro e suas múltiplas relações de alteridade.