Revista Desassossegos lança seu quarto volume – Campus Telêmaco Borba

Revista Desassossegos lança seu quarto volume

O quarto volume da Revista Desassossegos: Absurdemos a vida, de leste a oeste já está disponível para leitura.

O premiado escritor Luiz Ruffato, autor de inúmeras obras publicadas e traduzidas para diversos idiomas, assina a coluna Ócios com conto inédito. Benjamin Abdala Junior, professor da Universidade de São Paulo, é o entrevistado e nos fala sobre os desafios para construirmos um país atento às necessidades de sua Terra. Nádia Souki, uma das principais estudiosas da obra da filósofa Hannah Arendt no Brasil, discute a relação do Estado Totalitário com o torturador.

Como sempre, cinema é tema de José Aparicio da Silva, desta vez com a obra de José Mujica Marins, o Zé do Caixão. Sempre afinada com os problemas atuais, Desassossegos também aborda as relações entre identidade e sexualidade, em artigo de Joseli Maria Silva e Marcio Jose Ornat; Adriana Rita Tremarin trata de planejamento urbano e desigualdade em Curitiba; o paralelo entre a obra de Aldous Huxley, Admirável mundo novo, e os dias atuais é o assunto dos artigos de Paulo Venturelli e de Ana Luiza Oliveira. Neste volume, Fernando de Sá Moreira vai apresentar você a Anton Wilhelm Amo, filósofo negro em plena Europa do século XVIII.

As estudantes Ana Khátia Silva dos Santos e Natália Assueiro Carneiro, ambas do Campus Telêmaco Borba, também contribuíram com Desassossegos com ilustração e fotografia, respectivamente, assim como o quadrinista Estevão Ribeiro e a professora Raquel Aline Zanini.

Desassossegos é resultado da parceria entre os professores Daniel José Gonçalves, Campus Telêmaco Borba, José Aparicio da Silva, Campus Pinhais, e Mayco A. Martins Delavy, da SEED Curitiba, e objetiva oferecer aos leitores uma reflexão sobre questões culturais e científicas, porém com uma linguagem que aproxime o discurso acadêmico do cotidiano comum dos cidadãos.

A revista está disponível para leitura on-line no endereço eletrônico: https://issuu.com/revistadesassossegos/docs/desassossegos_vol_4

Neste endereço também estará disponível o link para baixar.

Leia e espalhe Desassossegos!