Solenidade de entrega de certificados da 1ª turma do Programa Mulheres Mil – Câmpus Telêmaco Borba aconteceu no último domingo (09/12). – Campus Telêmaco Borba

É com muita alegria que se realizou no último domingo (09/12) a solenidade de entrega de certificados da 1ª turma do Programa Mulheres Mil do Câmpus Telêmaco Borba. As 55 mulheres concluíram o Curso de Formação Inicial em Agricultura Familiar, e a solenidade foi realizada no assentamento Libertação Camponesa, no interior de Ortigueira, local onde o curso foi desenvolvido. Esta turma se autodenominou como “Mulheres em Movimento”, fazendo alusão à necessidade de mudança, de transformação e também devido ao sentimento de pertença aos movimentos sociais.

A solenidade contou com a presença de Karina Mello Bonilaure – Diretora Geral do Câmpus, de André Baida – gestor institucional do programa, de Luciana Maestro Borges e Danieli de Cássia Barreto – gestoras locais do programa e de Nilson Terna – Diretor da Escola Estadual Izaías Rafael da Silva. As alunas puderam ser prestigiadas pelos familiares, amigos e pessoas da comunidade. Durante a solenidade, houve o depoimento emocionado da aluna Nébia, que representando todas as alunas, descreveu as dificuldades enfrentadas e as alegrias em concluir o curso. Também foram homenageadas as alunas “mais experientes”, como a Sra. Terezinha Maia de Oliveira, 60 anos, que caminhava 8 km pela estrada de terra para chegar até o local do curso, e mesmo assim foi assídua a todos os encontros.

Ao final, as alunas homenagearam as gestoras, os professores e todos aqueles que de alguma forma colaboraram com a proposta. Também criaram uma música para o grupo “Mulheres em Movimento” e realizaram uma mística, representando o valor que o curso teve para suas vidas e para a transformação de suas famílias, mediante a apresentação dos alimentos e produtos produzidos por elas em suas propriedades.

O Programa Mulheres Mil e seus impactos:

Durante o curso, foram abordados temas como identidade da mulher do campo, direitos da mulher, relações de gênero, lideranças e relacionamento pessoal, além do conhecimento de formação profissional. Metade das alunas aprofundaram seus conhecimentos em Horticultura e a outra metade trabalhou com a temática de agroindústria familiar, mediante oficinas de transformação de alimentos.

As mulheres também tiveram acesso a informações sobre políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos para a merenda escolar. Como fruto desta ação, muitas conseguiram ingressar nestes programas e estão entregando alimentos e produtos beneficiados por elas e suas famílias, enriquecendo a alimentação escolar das escolas da região, e aumentando a sua renda familiar.

Como incentivo do curso, e que garante a etapa êxito do programa, as mulheres formaram a AMUCAMPO “Associação de Mulheres da Comunidade Libertação Camponesa”, que baseada nos princípios de economia solidária, pretende promover o aumento de renda e valorização da produção agroecológica advinda da agricultura familiar, colaborando para a permanência e valorização do campo.

O grupo foi conduzido pelas gestoras Luciana Maestro Borges e Danieli de Cássia Barreto com a participação dos professores e servidores do Câmpus Telêmaco Borba, e contou com o apoio da direção da Escola Estadual Izaías Rafael da Silva, Prefeitura Municipal de Ortigueira, EMATER, SENAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ortigueira.

As demais 45 mulheres – que integrarão a meta de 100 mulheres do programa Mulheres Mil – estão em processo de formação na Vila Rural Brilho do Sol em Telêmaco Borba, com previsão de conclusão para abril de 2013.