Turma do curso Técnico em Florestas visita Klabin – Campus Telêmaco Borba

Turma do curso Técnico em Florestas visita Klabin

No dia 19 de junho de 2013, a turma do curso técnico integrado em Florestas, acompanhada pelas professoras Adriana da Silva Santos e Adriana de Biassio, realizou uma visita na empresa Klabin, onde passaram o dia para conhecer algumas das diversas pesquisas que são realizadas pela empresa.

A programação das atividades começou com a apresentação do histórico da empresa, práticas socioambientais, a preocupação com a sustentabilidade da empresa, conhecer a preocupação com as questões de proteção florestal e do patrimônio da empresa, suas relações com a população e comunidades na área de entorno.

Foi apresentado o Projeto Puma, com destaque para a construção da nova fábrica no município de Ortigueira, as ações de mitigação dos impactos da construção de um empreendimento deste porte.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as pesquisas florestais desenvolvidas pela empresa nas áreas de melhoramento genético, monitoramento de bacias hidrográficas, mudanças climáticas e proteção florestal.

O cronograma inicial da visita prévia, no período da tarde, uma visita ao parque ecológico, a realização de trilha até o Bairro Harmonia e o encerramento com a realização de um piquenique no Clube Harmonia. Mas devido à chuva, o cronograma foi modificado e encerramos com uma apresentação sobre o processo de triangulação utilizado no combate e prevenção a incêndios florestais.

Durante a atividade fomos recebidos e acompanhados pela Eng. Samantha, Eng. Mariane, Eng. Uilson e o Eng. Carlos Cesar.

Atividades como estas são de extrema importância para os alunos e fortalecimento de vínculos de amizade entre empresa e IFPR.

Por Adriana da Silva Santos e Adriana de Biassio