Exposição de Protótipos de Computação Física e de Softwares do Centro de Referências IFPR-Biopark – Centro de Referência IFPR/Biopark

EVENTOS

No dia 17 de novembro de 2022 o curso de Programador Básico de Sistemas (do Zero ao Um) promoveu a exposição de protótipos de computação física e softwares. Dentre os projetos tivemos uma lixeira automática que se abre com a aproximação do usuário, um piano que permitia o acionamento das notas por meio de bananas e uvas, sensores de estacionamento, robôs para limpeza doméstica dentre outros. Todos os protótipos foram expostos em um site também produzidos pela turma que pode ser acessado por meio deste link.

Os estudantes do curso tiveram uma introdução à lógica de programação com Scratch e App Inventor seguido de uma programação intermediária com Python. Por fim, a programação do Arduino por meio da linguagem C++ a qual culminou nos protótipos de computação física. As diferentes tecnologias utilizadas no curso visam destacar para os estudantes que a lógica de programação é uma só independente da linguagem utilizada. Por outro lado, familiaridade com várias tecnologias é uma demanda do mercado de trabalho.

Para o primeiro semestre de 2023 está prevista outra turma deste mesmo curso. Os interessados em receber informações sobre essa nova turma podem entrar em contato com IFPR por meio do 44 99971 4940.