INSTITUCIONAL

Bibliotecários do IFPR se reúnem no Campus Foz do Iguaçu para o Encontro da Rede de Bibliotecas

Publicado em

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu sediou, nos dias 22 e 23 de agosto, o Encontro da Rede de Bibliotecas IFPR – 2024, promovido pela Coordenadoria da Rede de Bibliotecas do IFPR. Na oportunidade, bibliotecários e servidores de 23 campi do IFPR realizaram intensa troca de experiências e participaram de diversas capacitações.

A pró-reitora de Ensino, Sheila Cristiana de Freitas, participou da abertura, ao lado das bibliotecárias Evandra Castro, coordenadora da Rede de Bibliotecas, e Telma Viola (Campus Foz). A diretora do IFPR Foz, Kayla Garmus e a diretora de Ensino, Andrea Legnani, também participaram do momento de acolhida.

A programação da manhã contou com a realização do módulo 1 da oficina “As Bibliotecas e as avaliações do MEC – Planos de Ensino: Unidade Organizacional (UO) – SUAP x Pergamum”, ministrada pelos bibliotecários Bárbara Sallaberry (Campus Curitiba) e Antonio Daudt (Campus Colombo). Na sequência, houve o minicurso téorico-prático “Repositório Institucional (RI): metadados”, ministrado por Antonio Daudt.

A parte da tarde foi aberta com o minicurso “Nova versão do Manual de Catalogação e Tutorial de Autoridade”, ministrada pelo bibliotecário Everton C. Luz (Campus Barracão).

Visita à Aromateca

Ainda no primeiro dia de evento, os participantes puderam conhecer de forma prática a “Aromateca do IFPR – Foz do Iguaçu”, uma “biblioteca de aromas” criada para enriquecer as pesquisas em Gastronomia e ampliar o conhecimento de todos que visitam o espaço. O projeto é coordenado pela pela bibliotecária do Campus, Telma de Souza e pela professora dos cursos de Gastronomia, Paola Stefanutti.

Durante a atividade, os participantes puderam conhecer um pouco do acervo, que apresenta vários tipos de especiarias, colecionadas em vidros hermeticamente fechados para a conservação dos aromas, além de fichas com breve histórico de cada espécie, informações sobre propriedades funcionais e nutricionais, origem e a utilização referentes à culinária. Houve dinâmicas em que bibliotecários foram vendados e tiveram que testar os seus sentidos e adivinharem os aromas.

Capacitações e visita ao Itaipu Parquetec

O segundo dia teve início com a visita técnica ao ltaipu Parquetec (antigo Parque Tecnológico Itaipu). Na ocasião, os bibliotecários puderam conhecer a Biblioteca Paulo Freire e as diferentes ações desenvolvidas pelos diversos setores da instituição.

À tarde, o bibliotecário Antonio Daudt ministrou a capacitação “Instrução Prática: Empréstimo entre Bibliotecas”. As bibliotecárias Evandra Castro e Patrícia Teixeira ministraram o módulo 3 do “Debate: Lei 14.837/2024” x status da Rede de Bibliotecas IFPR – Lei 14.914/2024 – PNAES x Programa de Acolhimento nas Bibliotecas (PAB)”.

Na sequência, as bibliotecárias Samantha Ramos (Campus Astorga) e Caroline Veroneze (Campus Pinhais) conduziram o Módulo 3 do Debate “Atividades Culturais – troca de experiências: Clube do Livro, Clube de Cartas, Semana do Livro etc.” O encerramento se deu com a leitura da Ata, feita pela bibliotecária Evandra Castro.

Para a bibliotecária Barbara Sallaberry, do Campus Curitiba, “o evento foi importante para capacitação profissional de todos, principalmente no sentido de troca de experiências que auxiliam na eficiência do fluxo das atividades”.