Oficina teórico-prática sobre abelhas-sem-ferrão. – Centro de Referência IFPR/Biopark

EXTENSÃO

Oficina teórico-prática sobre abelhas-sem-ferrão.

Publicado em

Copiado!

O Projeto de Extensão Quintais de Mel, do IFPR Campus Assis Chateaubriand, participou na última sexta feira (09) de uma atividade do projeto de extensão do IFPR Campus Cascavel nominado “Socializando o conhecimento: oficinas de educação ambiental”. Na data em questão, a atividade promovida pelo projeto foi a oficina teórico-prática sobre abelhas-sem-ferrão.

Cinco* estudantes do Centro de Referências IFPR – Biopark, membros do projeto de Extensão Quintais de Mel, participaram da atividade juntamente com professor Eduardo Alberto Felippsen. Como especialista convidado para ministrar as atividades, Edvaldo Geraldo Júnior fez uma exposição sobre as diferenças entre as abelhas, as com ferrão, as sem ferrão e as solitárias. Também explicou sobre a importância das flores para alimentação desses insetos além de ensinar os manejos básicos para criadores domésticos.

Após a exposição teórica, foi realizada na área externa do campus a transferência de um enxame de abelhas mirim da isca pet para uma “caixa” racional. Esta “caixa” foi produzida em concreto pelos estudantes do curso de Técnico em Edificações do IFPR Campus Cascavel, e está exposta no campus para os visitantes.

O curso Técnico de Análises Químicas, assim como o Técnico em Edificações, também participa de forma transdisciplinar neste projeto, contribuindo com a análise dos méis das abelhas e com estudos sobre a própolis.

Os cinco estudantes visitantes puderam ver modelos anatômicos das abelhas sem ferrão, observar as abelhas em microscópio, conhecer o novo modelo de “caixa” em material de concreto, provar méis de várias abelhas sem ferrão, receber uma formação teórica sobre o assunto, formação prática sobre construção de isca pet e por fim levar pra casa mudas de plantas para aumentar o pasto melitófilo em suas residências. Vejas a seguir as fotos da atividade:

*Clara Camily Joner Heck, Giovanna Formaio Reis, Luiz Henrique Zavatini Feltrin, Nathaly Gabrieli Goergen Demetrio e Taina Leandra Dreissig.

Topo