“Trabalhar com as mãos ensina muito”, diz Saramago em frase escrita para o IFPR – Instituto Federal do Paraná

“Trabalhar com as mãos ensina muito”, diz Saramago em frase escrita para o IFPR

Menos de dois meses antes de sua morte – ocorrida na manhã desta sexta, dia 18, aos 87 anos – o escritor Português José Saramago presenteou o Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, com a bela frase “Trabalhar com as mãos ensina muito”. A frase foi especialmente redigida para constar em um monumento lançado em 30 de abril último, por ocasião da inauguração oficial do campus.

O pedido para que o escritor criasse a frase partiu da instituição por meio do Professor Irineu Mario Colombo quando ainda estava à frente do Campus Foz (hoje Colombo ocupa o cargo de reitor interino no Instituto Federal de Alagoas). “Saramago sintetizou em vida o que o IFPR busca difundir em sala de aula”, afirma Colombo.

A frase escrita por Saramago remete à trajetória de vida do escritor. Oriundo de uma família de camponeses, Saramago formou-se em uma escola técnica e seu primeiro emprego foi de serralheiro e  mecânico, depois desenhista, funcionário público da saúde e previdência, tradutor e jornalista.

Para o reitor Alipio Leal a frase expressa a importância do trabalho manual, muitas vezes reduzido ao tecnicismo. “Gostei da frase porque ajuda muitas pessoas a compreenderem que o trabalho técnico, manual, não é demérito algum, pelo contrário, tem sua grandeza e importância tanto quanto a produção intelectual, elas não podem ser separadas”, comenta.

Segundo o diretor do Campus Foz, professor Luiz Carlos Eickstein, é um privilégio para a unidade ter gravado no muro uma frase feita pelo escritor. “A frase representa nossa missão como educadores que é construir uma nova sociedade via educação. Neste sentido, as mãos são instrumentos fundamentais nesta construção”, diz.

Tributo a Saramago
O monumento chamado “A mão de Saramago” foi produzido pelo escultor  Alfi Vivern, autor do Portal do Conhecimento. Próximo à obra está instalado um mosaico com o perfil de José Saramago, feito pela iguaçuense Adriana Tavares. A frase foi colocada junto ao monumento erguido em sua homenagem: “Trabalhar com as mãos ensina muito”.

Veja aqui a biografia de Saramago – Uol Educação

Entrevista no Roda Viva em 1997