Últimos dias para inscrição no Processo Seletivo 2021/2022 para cursos de graduação – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

Imagem com fundo colorido. Em primeiro plano, está o texto: "Últimos dias para inscrição"
Inscrições podem ser feitas até 13 de janeiro

Encerra-se nesta quinta-feira, 13 de janeiro, o período para realização de inscrições no Processo Seletivo 2021/2022 para os cursos superiores presenciais do IFPR. Para o ano letivo de 2022, são oferecidas 2.637 vagas, em 20 cidades do Paraná.

As inscrições devem ser feitas no site do Processo Seletivo 2021/2022. A taxa de inscrição é de R$ 50, e
o boleto bancário deve ser pago até 14 de janeiro.

A seleção dos novos estudantes se dará por prova presencial, a ser realizada em 6 de março, nas cidades em que os cursos são oferecidos.

O edital que rege o Processo Seletivo 2021/2022 e demais informações podem ser acessadas no site do processo seletivo.

Diversidade de cursos

Em diferentes áreas do conhecimento e nas formas de oferta Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia, os cursos superiores do IFPR são gratuitos. Assim como os cursos técnicos, os cursos superiores do IFPR buscam atender os arranjos produtivos locais da região em que o campus está localizado.

Cursos na área da Informática, engenharias e licenciaturas são encontrados em quase todos os campi do IFPR que oferecem cursos superiores, obedecendo à missão da oferta de educação profissional, científica e tecnológica, pública, gratuita, socialmente referenciada e de qualidade. Mas também há aqueles cursos únicos, que expressam a identidade e parte da História do campus, como o curso de Tecnologia em Gastronomia, em Foz do Iguaçu; Tecnologia em Massoterapia, em Curitiba; Tecnologia em Materiais, em Campo Largo; Tecnologia em Gestão Ambiental, em Paranaguá; ou o curso de Direito, em Palmas.

As vagas estão disponíveis nos campi de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Na página do Processo Seletivo 2021/2022, é possível conhecer todos os cursos superiores oferecidos em cada campus.

Cotas de inclusão

Assim como em anos anteriores, 80% das vagas oferecidas neste processo seletivo são destinadas às vagas de inclusão social. Candidatos oriundos de escola pública, com deficiência, negros e pardos ou indígenas podem concorrer a estas vagas.

Ao todo, são 11 cotas. Recomenda-se aos candidatos que leiam o edital e site do Processo Seletivo 2021/2011 e escolham com atenção a cota a que desejam concorrer, já que durante o processo seletivo ou no ato de matrícula será necessária a entrega de documentos comprobatórios. Candidatos pretos ou pardos e indígenas vão passar por bancas de heteroidentificação, a serem realizadas de forma virtual, em fevereiro, antes da realização das provas.