Últimos dias para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

arte com fundo

Encerra-se nesta quarta-feira (12) o período para que os candidatos do Processo Seletivo 2023/2024 do IFPR possam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Neste processo de seleção, a taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$50 e para os cursos superiores, R$80.

A solicitação de isenção do pagamento da taxa deve ser feita pelo candidato, no ato da inscrição, no site do Núcleo de Concursos da UFPR, que organiza a aplicação das provas.

Como solicitar a isenção

Na página do NC UFPR, o candidato encontrará os editais nº 56/2023 e nº 57/2023, que trazem todas as informações relativas à seleção. Na página, também pode ser encontrado o formulário de inscrição.

Podem solicitar a isenção os candidatos que comprovarem não poder arcar com essa despesa. Com apresentação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, e ainda, ser membro de família de baixa renda, com renda bruta de até meio salário mínimo per capita (R$ 660,00) ou renda bruta familiar mensal total de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.960,00), nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022 e Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008; ou Mediante comprovação da renda bruta familiar per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo (R$1.980,00) e comprovação de ter cursado integralmente o Ensino Fundamental em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Os candidatos que solicitarem isenção saberão se o pedido foi aceito no dia 02 de agosto, no site da banca organizadora das provas. Caso o candidato não tenha sua solicitação de isenção aceita, será necessário voltar ao site de inscrição para impressão do boleto, até as 12h do dia 11 de setembro.

Provas

As provas do Processo Seletivo 2023/2024 serão realizadas em 28 cidades do Paraná, no dia 8 de outubro de 2023. A aplicação da prova será realizada simultaneamente em Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Mais informações

Mais informações sobre o Processo Seletivo 2023/2024 podem ser encontradas no site da banca organizadora das provas (www.nc.ufpr.br).