Estudantes do IFPR Câmpus Umuarama participam da Olimpíada Brasileiro de Robótica – Campus Umuarama

Voltada à construção do aprendizado dos alunos, o Instituto Federal de Umuarama (IFPR), vai participar pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O objetivo maior da competição é estimular os jovens para aquisição de conhecimentos, formação crítica, como também, uma carreira promissora no setor científico – tecnológica. O evento será no dia no próximo dia 27, às 19 horas no IFPR Câmpus Umuarama.
Conforme o professor do curso de Informática e organizador do evento no município, Marcelo Trierveiler Pereira, após vários anos de estudos para adquirir os kits dos robôs, os Câmpus do IFPR em todo Estado vão participar da competição nacional. Mas para o professor, o maior objetivo do evento e a aquisição de conhecimento por meio da integração entre motivação e aprendizado.
Pereira explicou que o IFPR está inclinado para uma pedagogia histórico-crítica, que significa não apenas formar o aluno para o mercado de trabalho, mas desenvolver cidadãos críticos. “Visamos um aluno que pensa e atua dentro da sociedade. Para isso, se dermos essa base, ferramentas suficientes para ele desenvolver seu próprio aprendizado, isso fixa a informação e o aluno aprende para o resto da vida”, esclareceu.
Ainda segundo o professor, a inteligência não é só memorização de informações, mas querer aprender por meio da motivação. “Os robôs são essa motivação para o aprendizado. Várias áreas do ensino podem utilizar os equipamentos. No mundo de hoje para desenvolver o raciocínio o aluno precisa cada vez mais de ferramentas para ele querer conhecer e a partir daí aprender” explicou.
A Olimpíada Brasileiro de Robótica (OBR)
A olimpíada envolve todos Estados do País em fase. O IFPR de Umuarama começa a primeira fase no dia 27 entre os alunos do curso de Informática, os vencedores partem para segunda fase que será em Paranavaí. Do segundo confronto os melhores começam o nível estadual da competição em Londrina, que ao final levará os primeiros lugares para o brasileiro. “Para nós professores, é uma satisfação ver os alunos envolvidos, ver aprendizado em prática”, exclamou Pereira.
Em Umuarama, o IFPR adquiriu cinco kits, que estão divididos em equipes de quatro pessoas. “Os alunos precisam montar os robôs, que nos caso são carros, para percorrer um caminho e salvar uma vítima. Quando pegarem a suposta vítima eles tem que levar para um lugar destinado ao resgate”, disse o professor.

Regras
A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos devem construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). Os alunos devem compor grupos de no máximo 4 alunos, e os membros de um grupo devem pertencer necessariamente a um mesmo nível. Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).

Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado.