Turmas de Desenho da Construção Civil e Agronegóci​o do IFPR visitam Itaipu – Campus Umuarama

Turmas de Desenho da Construção Civil e Agronegóci​o do IFPR visitam Itaipu

Alunos das duas turmas de Desenho de Construção Civil e Agronegócio do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Umuarama, realizaram visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu no último dia 26. Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar a história da usina, cuja construção iniciou em 1974, entrou em operação em 1984 e foi concluída em 2007, com potência máxima de geração de 14 mil MW. Como foi projetada a partir de um acordo internacional entre os governos brasileiro e paraguaio, metade dos empregados são do Brasil e, metade, do Paraguai.
Durante a visita, os alunos foram ao interior da barragem de concreto, com 196 metros de altura, além de observarem uma unidade geradora, formada por rotor e estator. Localizada no rio Paraná, a vazão pelos vinte condutos forçados, onde é gerada a energia, é dez vezes maior do que a vazão das Cataratas do Iguaçu, em média.
Ao final da visita, os guias técnicos de Itaipu levaram os estudantes ao topo da barragem para se ter uma vista do reservatório, que tem 170km de extensão, alcançando a cidade de Guaíra.
Itaipu Binacional atende, em média, 17% da demanda de energia elétrica do mercado brasileiro e supre 75% do mercado paraguaio.
“Para os estudantes essa visita técnica é mais produtiva do que uma aula sobre geração de energia, construção de barragens ou preservação de mata ciliar. É a oportunidade deles verem a aplicação das aulas teóricas e definir um futuro profissional. Vários disseram que gostariam de trabalhar em lugar como aquele”, conclui a professora Máriam Trierveiler Pereira, que conduziu os alunos na visita.