11º Congresso Brasileiro de Pregoeiros – O maior encontro nacional de compras públicas – Campus Umuarama

Aconteceu nos dias 14 a 17 de março de 2016 na cidade de Foz do Iguaçu, o maior encontro de pregoeiros e gestores públicos do Brasil. O evento reuniu pregoeiros de órgãos públicos de todo Brasil e também de países vizinhos, evento esse voltado à capacitação e troca de experiências entre servidores responsáveis pelas compras públicas em seus órgãos. Organizado pelo Instituto Negócios Públicos, o congresso contou com palestrantes renomados no cenário nacional e internacional, como os Ministros do TCU Benjamin Zymler e Augusto Nardes, além de advogados mestres em direito administrativo e licitações e ainda conselheiros e auditores do Tribunal de contas da União.O objetivo do evento foi capacitar, treinar e atualizar os agentes públicos envolvidos na gestão e operacionalização de compras públicas, mais especificamente no Pregão Eletrônico, que traz enormes benefícios ao setor público e a sociedade em geral, pois alcança as propostas mais vantajosas para a aquisição pública.
Seguindo sua política de capacitação, a reitoria do Instituto Federal do Paraná premiou os pregoeiros que mais se destacaram, com a participação no evento. Os pregoeiros que conseguiram atingir as metas e objetivos traçados no ano de 2015, na realização dos pregões desde a fase interna, que é a preparação de toda documentação, orçamentos e relatórios até seu fechamento, que ocorre com a homologação do certame pela autoridade superior, foram premiados com a inscrição no congresso.
O Campus Umuarama foi um dos contemplados, pois atingiu a meta estabelecida e consequentemente a pontuação recebida. “O trabalho de toda equipe administrativa está de parabéns, pois todos se empenharam para que tudo ocorresse da melhor maneira para cumprirmos as metas estabelecidas no ano. O reconhecimento é para toda equipe do Campus eu apenas os estou representando” disse o pregoeiro do Campus Umuarama,  Erich Barbosa de Souza. Durante o evento, Erich teve a oportunidade de participar de três oficinas de capacitação: Elaboração de Editais; 25 Vícios em Pregão: como identifica-los, evita-los e resolvê-lo; Elaboração de Termo de Referência. “Com toda certeza saio desse evento com excelentes conhecimentos técnicos para ajudar ainda mais o campus e o IFPR em nossos pregões, valeu a experiência”, relatou o servidor.