Espetáculo Emociones Flamencas encanta público – Campus Umuarama

Notícias

Espetáculo Emociones Flamencas encanta público

Publicado em

Copiado!

O espetáculo “Emociones Flamencas”, apresentado nos dias 30 de abril e 01 de maio em Umuarama, levou mais de mil pessoas ao teatro do Centro Cultural Vera Schubert. Por meio de coreografias e de teatro de sombras, a Cia de Dança IFPR Schubert contou a história do flamenco, que teve suas origens na fusão de várias culturas, como a árabe, a cigana e a indiana. Mais recentemente, o flamenco incorporou elementos de ballet contemporâneo e danças latinas.
Essa história foi contada por meio do romance da árabe Yasmin e o cigano Ramirez, abençoado pela deusa indiana Shakti. Como fruto desse amor proibido, nasceu Alma, que representa o flamenco. Alma, em sua vida adulta, passa por vários sentimentos, tão característicos dos ritmos flamencos, e quando encontra o cubano Juan, consegue desenvolver e difundir sua arte.

A diretora cênica, Marli Knap, ressalta que “a preparação dos bailarinos para atuarem como atores não foi difícil, pois o ser humano tem uma memória corporal que responde aos estímulos e às emoções. O grande desafio do espetáculo foi trabalhar com o teatro de sombras, pois a linguagem corporal é diferente, já que não há expressões faciais. Mas justamente pela sugestão da imagem, pôde-se trabalhar conceitos que não seriam possíveis no teatro tradicional, como a relação de tamanho entre os personagens, os objetos cênicos feitos de papelão e a ilusão de ótica em uma cena de morte com espada, por exemplo”.
Segundo Máriam Trier, diretora geral da produção, “o espetáculo cumpriu integralmente com seu objetivo que é levar a arte e cultura à população de forma gratuita, tanto para os bailarinos que participam dos projetos como para o público em geral. O tempo de preparação total do espetáculo, desde a criação da história, roteiro, gravação de áudios e vídeos, ensaios, preparação de figurinos e acessórios, cenário, iluminação e produção foi de um ano e meio. Foi muito trabalhoso, mas gratificante”, conclui.
Para a superintendente da Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Edlainy Hernandes Cavalcante ,  “foi gratificante assistir ao espetáculo, produzido por pessoas competentes e comprometidas com a qualidade. Uma apresentação belíssima, bem cuidada nos detalhes, agregando conhecimento à arte além da beleza de toda produção. Parabenizo cada participante e à coordenação geral pelo trabalho e resultado surpreendentes”.

O espetáculo teve o apoio cultural de Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Instituto Federal do Paraná, Trainner, RUP FM 107,7, Agência Experimental, Sicoob, O Boticário, Klamt, Revista W, Top Móveis, Pronto Vet, Escritório Junior de Contabilidade, Regina Calçados, Empório da Casa, Serafina, CNA, Ibis Hotel, Fisioclínica, Vida Ativa, Tardem Malhas, Portal da Cidade, TV UP, Sanepar, Tribuna Hoje, Jornal Ilustrado e Angelina Ramos Artesã.
Veja matéria do espetáculo em https://goo.gl/Er0JHn

Topo