Estudantes realizam dinâmica sobre deficiência visual – Campus Umuarama

Prático

Estudantes realizam dinâmica sobre deficiência visual

Dinâmica sobre deficiência visual

Na última segunda-feira (25), os estudantes do 1º ano do curso técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio realizaram uma dinâmica sobre deficiência visual. Em duplas, um estudante era vendado e o outro lhe servia de guia para realizar um percurso desde a sala de aula até a secretaria e biblioteca, onde o vendado tinha que assinar seu nome em uma lista de presença. Durante o percurso, o vendado precisava se manter no piso tátil para perceber a rota a seguir.

Em seguida, os estudantes ouviram um curta-metragem animado com audiodescrição sem ver as imagens, e depois assistiram novamente com a visão.

Enfim, foi aplicado um questionário sobre as percepções dos discentes. Todos relataram que quando estavam vendados sentiram insegurança e medo. Invertendo os papéis, os estudantes que eram guia tiveram um sentimento de muita responsabilidade, pois precisavam descrever o caminho para que o colega vendado não se machucasse. Com relação ao filme, todos reclamaram que a audiodescrição é muito rápida e que é difícil entender sem a visão. A aluna surda, Histefany Favarin, comentou que “não é fácil, a sociedade não está preparada para a inclusão. Os cegos sentem dificuldade com a acessibilidade e é importante ajudar os deficientes visuais”.