Estudantes criam placas de identificação em Braille utilizando impressora 3D – Campus Umuarama

projeto

Estudantes criam placas de identificação em Braille utilizando impressora 3D

Estudantes do curso Superior Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio do IFPR campus Umuarama participaram de um projeto que tem como objetivo tornar mais acessível a identificação de espaços públicos para pessoas com deficiência visual. Trata-se de placas de identificação em Braille, produzidas em uma impressora 3D.

A iniciativa partiu do prof. coordenador do projeto Eduardo Goiano da Silva, que, ao perceber a dificuldade que muitas pessoas com deficiência visual enfrentam para se locomover em espaços desconhecidos, decidiu buscar uma solução. Foi então que surgiu a ideia de criar placas com informações em braille, que permitissem que essas pessoas pudessem se orientar com mais facilidade.

O processo de produção das placas envolve a utilização de uma impressora 3D, que permite a criação de objetos em três dimensões a partir de um arquivo digital. Os estudantes utilizaram um software de modelagem para criar as placas e, em seguida, as imprimiram nas impressoras 3D disponíveis no IFPR campus Umuarama.

A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade local e tem despertado interesse em outras escolas e instituições, inclusive após a elaboração e instalação das placas nas dependências do campus, os estudantes produziram placas de identificação para APADEVI-UMUARAMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, sendo uma experiência foi muito enriquecedora, pois além de contribuir para a sociedade, eles também tiveram a oportunidade de aprender novas habilidades, como sistema de escrita tátil e design.

A criação das placas de identificação em Braille em impressora 3D é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para promover a inclusão e acessibilidade, destaca o prof. Eduardo Goiano.