Instituto Federal do Paraná (IFPR) recebe certificação do Selo ODS Educação – Campus Umuarama

Instituto Federal do Paraná (IFPR) recebe certificação do Selo ODS Educação

Nelson de Castro Neto – Diretor Executivo do Instituto Federal do Paraná, Samanta Ramos dos Santos Leske – Diretora de Extensão, Arte e Cultura do Instituto Federal do Paraná, Norma Barbado – Coordenadora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (PSU), IFPR Campus Umuarama

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está entre as 17 instituições de ensino que receberam a certificação do Selo ODS Educação, na quinta-feira (09/03/2023), em Brasília.

O IFPR foi certificado pelo compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), declarado na plataforma do SELO SOCIAL, a partir de sete projetos, 34 impactos sociais e 5.832 atendimentos. A ação reconhece as unidades de ensino que desenvolvem projetos em prol dos ODS no Brasil.

Entre os sete projetos contemplados, cinco são do IFPR Campus Umuarama. São eles:

1. Semana de Sustentabilidade do IFPR Campus Umuarama Campanha Ciclo Siete (Autoras: Norma Barbado; Joyce Ronquim Wedekind; Carolina Yumi Shimamoto);
  2. Perfil identitário e sustentável da Comunidade Remanescente Quilombola Manoel Ciriáco dos Santos (Autoras: Natiele Cristina Friedrich; Josiane Barbosa Gouvêa; Norma Barbado);
  3. A abordagem do tema Parque Nacional de Ilha Grande na Práxis Docente no Contexto da Educação Ambiental (Autoras: Angela Bárbara Tischner; Irene Carniatto de Oliveira; Norma Barbado);
  4. A educação ambiental na construção do pertencimento do sujeito da Escola do Campo (Autores: Edinei Aparecido Mora; Patrícia Pereira Gomes; Norma Barbado);
  5. Diagnóstico Ambiental da Área de Preservação Permanente do rio Piava, Umuarama, PR (Autoras: Priscila Brustin Shima Barroco; Patrícia Pereira Gomes; Norma Barbado).

A Certificação foi realizada pelo Programa UnB 2030, o Instituto Selo Social e o GT Agenda 2030, concedendo a 17 instituições de ensino do país que se comprometeram e concluíram as etapas do Selo ODS Educação. O evento contou com uma exposição de banners científicos, com detalhes de todos os projetos certificados.

A coordenadora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (PSU), Dra. Norma Barbado, destaca que a conquista é coletiva, visto que em todos os projetos desenvolvidos houve a participação de docentes, estudantes, técnicos, parceiros, além do envolvimento da comunidade. A Certificação foi um reconhecimento muito importante, servindo como incentivo para a continuidade dos trabalhos, bem como para a proposição de novas iniciativas que contemplem as metas dos ODS.