Projeto do campus restaura computadores e realiza doação para estudantes – Campus Umuarama

projeto

Projeto do campus restaura computadores e realiza doação para estudantes

O projeto E-Tech – Oficina do bem do IFPR Campus Umuarama recebe doações de computadores e/ou notebooks, restaura e realiza a doação aos estudantes da instituição que estão cadastrados nos programas de Assistência Estudantil do IFPR (índice de vulnerabilidade).

O projeto faz captação de peças da comunidade que geralmente são usadas ou muitas vezes, apresentam algum problema técnico e, neste caso, os estudantes que participam do projeto realizam a limpeza, manutenção, reparo ou troca de componentes e, por fim, montam o computador para utilização e doação.

Desde o início do projeto (durante a pandemia em 2020), já foram recuperados e doados mais de 100 computadores para estudantes do IFPR.

A iniciativa tem mudado a vida dos estudantes beneficiados pelo projeto, que agora tem equipamento para acessar à internet, programas educacionais e recursos digitais, que antes não eram possíveis.

Além de contribuir para a inclusão digital, o projeto também tem um grande impacto ambiental, evitando que os computadores se tornem lixo eletrônico.

O projeto conta com bolsistas e estudantes voluntários dos cursos Técnico em Informática e do Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos do IFPR Campus Umuarama, sendo coordenado pelo prof. Eduardo Goiano da Silva, coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Caso tenha interesse em realizar doações de computadores/notebooks ou peças, pode entrar em contato pelo e-mail: eduardo.goiano@ifpr.edu.br ou pelo telefone 4433616200.