Da teoria à prática: uma visita ao canteiro de obras – Campus Umuarama

Visita Técnica

Da teoria à prática: uma visita ao canteiro de obras

No dia 23 de agosto, uma quarta-feira, os alunos do renomado curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), sediado no Campus Umuarama, protagonizaram uma visita técnica singular. O destino escolhido foi uma obra de grande relevância localizada no município de Umuarama. O evento, que mobilizou um grupo de 38 pessoas da comunidade acadêmica, composto por estudantes, técnicos e professores, promoveu uma contribuição na prática do universo da construção civil.

A coordenação e orientação dessa experiência enriquecedora contou com os professores Alexandre Milchert, Ana Lídia da Silva Cascales Corrêa e Thaísa Mariana Santiago Rocha, além da participação do Técnico do Laboratório João Otávio Staub. A Professora Thaísa ressaltou o propósito da iniciativa: “A realização da visita técnica busca integrar os componentes aprendidos nas disciplinas de Técnicas de Construção Civil, Gerenciamento e Orçamento de Obras, Estruturas de Concreto e Instalações Prediais.”

A visita foi acompanhada do Mestre de Obras Aparecido, que apresentou de forma detalhada a metodologia da edificação residencial de oito pavimentos, construída com estrutura de concreto armado e alvenaria convencional. A obra, situada em uma área nobre do município, próxima ao lago Aratimbó de Umuarama, é um marco na região.

A empresa responsável pela execução da obra proporcionou aos estudantes a oportunidade única de vivenciar o cotidiano de um canteiro de obras, agregando uma dimensão prática crucial à formação dos futuros arquitetos e urbanistas. Esta experiência permitiu a conexão entre o conhecimento teórico adquirido na sala de aula e a realidade palpável da construção civil local, ressaltando o compromisso do IFPR em preparar seus alunos para desafios do mundo real.