Publicado em
Estudantes e docentes da Licenciatura em Ciências Biológicas participaram da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). A SNCT é o maior evento nacional de divulgação científica, ela foi criada em 2021 e anualmente é organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A edição atual traz como temática principal “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. As principais atividades ocorreram na semana do dia 14 de outubro, no entanto, outras ações ainda ocorrerão até junho de 2025. Confira abaixo as descrições e fotos das ações já realizadas.
A participação da Licenciatura em Ciências Biológicas contou com a colaboração dos(as) docentes Carolina Shimamoto, Elisangela Angelo, Fernanda Fazion, Marcelo Elias e Samuel Ronobo, bem como estudantes de diferentes períodos do curso. Além disso, para realização das atividades foram feitas parcerias com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (Neabi), com o docente José Adolfo Mota, com a docente Silvia Basso e com estudantes do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
As ações realizadas foram:
– Em parceria com o Neabi, foi realizada uma palestra para estudantes do ensino médio do campus, com a temática “Brasil: a história que a história não conta” (Foto 1);
– Exposição em parceria com a professora Silvia Basso e estudantes do Técnico em Informática. A exposição é resultado do trabalho realizado pela docente junto aos estudantes e tem como título “Filosofia Ubuntu: Nós somos porque o planeta é” (Foto 2).
– Exposição interativa realizada no Colégio Estadual Jardim Canadá e na Feira do Produtor, ambos em Umuarama. A ação teve enfoque no bioma Mata Atlântica, envolvendo diferentes áreas das Ciências Biológicas (Fotos 3, 4, 5, 6 e 7).
– Exposição de charges e tirinhas do projeto “Biologia com Humor”, no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho, em Umuarama . Os cartazes foram produzidos por estudantes da licenciatura, com temas diversos de biologia, buscando uma divulgação científica com linguagem acessível e com bom humor (Foto 8).
– Exposições de fotografias dos biomas Mata Atlântica e Pantanal, na Escola Estadual Bento Mossurunga (Umuarama). Parte das fotografias foi feita pelo docente José Adolfo Mota de Almeida e parte pelo estudante do 8° Período de Ciências Biológicas Helyton Guedes de Oliveira (Foto 9).
– Produção e divulgação de podcast, videocast e postagens informativas, divulgados no perfil do Instagram @Bioriquezas. O material foi produzido por estudantes do 7° período, na disciplina de Oficina de Práticas Pedagógicas Curriculares VII, sob a orientação do docente Samuel Ronobo Soares (Foto 10).