Grupo Arte Flamenca participa da 6ª Feira Flamenca em São Paulo – Campus Umuarama

Grupo Arte Flamenca participa da 6ª Feira Flamenca em São Paulo

Integrantes do grupo Arte Flamenca, do IFPR e Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, participaram da 6ª Feira Flamenca que aconteceu de 1 a 4 de maio de São Paulo. A Feira Flamenca é um evento anual que reúne bailaores, cantaores e guitarristas nacionais e espanhóis para intercâmbio cultural e difusão do flamenco. No espaço do evento também são reunidos expositores de produtos de dança flamenca, instrumentos musicais e feira gastronômica espanhola.
Durante a Feira foram ministrados cursos pelo bailaor espanhol Alfonso Losa e por renomados professores de São Paulo e Campinas, como Deborah Nefussi, Carol da Mata, Priscila Grassi, Yara Castro, Ana Paula Campoy, Ana Marzagão, Ale Kalaf, Miguel Alonso, Luciano Kathib e Yuri Caires. Eveline Navarro, integrante do grupo Arte Flamenca, comentou que “os organizadores dessa edição da Feira estão de parabéns, pois as atividades foram bem diversificadas, todos os horários foram rigorosamente atendidos e todos os objetivos foram cumpridos”.
Como parte das atividades da Feira foram realizadas três momentos de estudo teórico sobre o flamenco. No primeiro, foi organizada uma peña flamenca, onde vários bailaores explicaram a estrutura teórica de ritmos e demonstraram de forma prática como seria o baile improvisado. Em um segundo momento, foi proferida a palestra “Cuatro emociones flamencas”, com o flamencólogo Juan Vergillos, de Sevilha e posteriormente houve uma tertúlia flamenca, onde foram estudados os principais guitarristas flamencos da história.
“A experiência foi indescritível, é difícil transmitir em palavras o que eu vivenciei nesses quatro dias da Feira Flamenca. Foi como se o tempo tivesse parado e eu tivesse sido transportada para a Espanha. Adorei conhecer o bailaor Alfonso Losa e o cantaor carioca Diego Zarcón, ele canta com a alma e encanta a todos”, comentou Lorena Paz, integrante do grupo Arte Flamenca.

HOMENAGEM ÀS MÃES
A Cia de Dança do IFPR/Schubert realizou algumas homenagens às mães por ocasião da comemoração dessa data. O grupo Deusas do Ventre esteve na Escola Municipal Paulo Freire no dia 8 de maio e no dia 10 apresentou-se para na festa da Liberty Cursos. O grupo Arte Flamenca prestou homenagens às mães do projeto Pequenos Artistas de Jesus do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

ESPETÁCULO DE DANÇA
A Cia de Dança está se preparando esse mês de maio para a estreia do espetáculo “Os amores de Carmen”, que será nos dias 31 de maio e 1 de junho às 20 horas no Centro Cultural Vera Schubert, gratuitamente. “O espetáculo é inadequado para menores de 14 anos, pois se trata de uma história intensa, de amores, traições e mortes”, recomenda a diretora do espetáculo, Máriam Trier. A remontagem foi adaptada da novela do escritor francês Prosper Mérimée, publicada na França, em 1845, e transformada em ópera em 1875 pelo compositor francês George Bizet (1838-1875). Ela conta a história de Carmen, uma bela e sedutora cigana, ardilosa e de personalidade forte. que tem a alma livre, descompromissada e inescrupulosa. Ela vive nos arredores de Sevilha, no sul da Espanha. Após uma briga, Carmen deveria ser presa pelo soldado D. José, mas ela o seduz e ele a deixa fugir. Mais tarde, D. José, apaixonado por Carmen, descobre que ela é casada e mata seu marido. Quando, pela segunda vez, tenta se aproximar de Carmen, ele a surpreende com o toureiro Escamillo e enlouquece. “É muito difícil trabalhar com temas pesados como esses, é necessário mais concentração e busca interior na construção dos personagens. Não é apenas a execução de coreografias, é um trabalho completo de dança e teatro”, finaliza a diretora teatral do espetáculo, Marli Knap.

DANÇA FLAMENCA EM UMUARAMA
Com o movimento crescente do flamenco em Umuarama e no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação, em uma iniciativa de vanguarda, inseriu no planejamento de Arte do 2º ano do ensino fundamental o conteúdo de dança flamenca. Pretende-se ampliar as capacidades de movimentos corporais e reconhecer a dança flamenca com a apresentação às crianças de elementos dessa arte, como as castanholas, o cajón, os leques, os xales, as vestimentas, a postura, entre outras. Valdirene Silva Ferraresso, professora da rede municipal de educação, disse que “é muito importante essa diretriz do município, pois o ser humano deve ser educado de forma integral, com o máximo de conhecimento geral possível. Isso faz com que a pessoa seja livre para escolher os caminhos que mais se identificar. Além disso, faz com o professor atualize seus conhecimentos. Eu participei da Feira Flamenca desse ano em São Paulo e voltei com uma visão muito ampla dessa rica arte. Sei que poderei contribuir com o desenvolvimento de meus alunos”.