IFPR Campus Umuarama inicia aulas do Programa Pronatec em Mariluz – Campus Umuarama

IFPR Campus Umuarama inicia aulas do Programa Pronatec em Mariluz

Foi iniciado o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente Comunitário de Saúde, no município de Mariluz/Pr, tendo sua aula inaugural em 20 de Janeiro. Esta ação está sendo promovida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) por meio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Umuarama. O objetivo é a formação de profissionais para atuar como elo entre a equipe de saúde e a comunidade, colaborando na execução do Programa de Saúde da Família, assim como de diferentes estratégias de promoção da saúde.
Este curso, integrante do eixo tecnológico de Ambiente e Saúde, proporcionará formação básica para o aluno em diversos temas, abrangendo desde as legislações do Sistema Único de Saúde (SUS) e políticas dos programas de saúde da comunidade, até noções de funcionamento do corpo humano e de primeiros socorros. A carga horária será de 400 horas.
As aulas estão ocorrendo de segunda a quinta-feira, em período noturno, na Escola Estadual José Alfredo de Almeida. Elas são ministradas por professores com formação na área de Saúde (Biologia, Enfermagem e Farmácia). Os beneficiados são 20 estudantes selecionados pela Assistência Social do Município, os quais já receberam material escolar e camisetas e ainda receberão bolsa-auxílio para despesas com transporte e alimentação.