Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes: Inspirando jovens a ciência – Campus Umuarama

oba-mobfog

Aconteceu no dia 19/05, nas dependências do IFPR Campus Umuarama, a 26° Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Estudantes dos ensinos integrados em Química, Edificações e Informática puderam participar e testar seus conhecimentos sobre estrelas, galáxias, cosmos, planetas e fenômenos astronômicos. Além disso, enfrentaram desafios que exigem raciocínio lógico, resolução de problemas e conhecimentos específicos sobre astronomia.

Já no dia 20/05 equipes de estudantes do campus participaram da VIII Mostra de Foguetes, seletiva para a 17° Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), onde puderam lançar seus foguetes de garrafa pet utilizando vinagre e bicarbonato de sódio como propulsores.

A competição desafia os participantes a alcançarem a maior distância possível com seus foguetes, levando em consideração a aerodinâmica, a proporção do combustível e a base de lançamento.

Esses desafios desenvolvem habilidades de análise, resolução de problemas e trabalho em equipe.

A equipe vencedora dessa etapa, intitulada “Cosmoleta do sucesso”, com seu foguete “Leogini”, alcançou 171 m. Com esse desempenho a equipe classificou-se para a etapa nacional que acontecerá em setembro 2023, na cidade de Barra do Piraí – RJ.

O IFPR Campus Umuarama possui uma tradição na competição nacional, sendo reconhecido como seis vezes campeão. A participação dos estudantes tanto na OBA como na MOBFOG é uma forma de incentivar jovens talentos a se interessarem pela ciência, astronomia e tecnologia.