Geppetto Majea: maquetaria de jogos educacionais ambientais – Campus Umuarama
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Geppetto Majea: maquetaria de jogos educacionais ambientais

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Título: Geppetto Majea: maquetaria de jogos educacionais ambientaisCoordenadora: Profa. Máriam Trierveiler PereiraVice-coordenador: Prof.Claudio Luiz Mangini

Colaborador: Prof. Samuel Ronobo Soares

Resumo: Os autores têm destacado os jogos educacionais e didáticos, entre outras técnicas lúdicas, como poderosas ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem. Os estudos apontam motivação, engajamento e desempenho dos estudantes, além de efetiva retenção do conhecimento e obtenção de autonomia intelectual. Entretanto, observa-se que a maioria dos jogos educacionais ainda é de caráter competitivo, contrapondo-se às atividades coletivas colaborativas, que apresentam vantagens ausentes na aprendizagem individual. Pesquisadores têm mostrado que de fato as atividades cooperativas promovem uma cultura de paz, pois possibilitam a interação, o acolhimento, a possibilidade de aprender com o outro, o reconhecimento de múltiplos pontos de vista, o sentimento de pertencimento a um grupo, a postura ativa no processo de tomada de decisão, entre outras. Neste sentido, o projeto de inovação proposto pretende ampliar o arcabouço de pesquisas e de jogos educativos para a educação básica, pois essa metodologia ainda é aplicada de forma tímida nas salas de aula frente às técnicas tradicionais. O trabalho tem sua importância para a educação porque a nova geração de estudantes tem novas necessidades e novas formas de interagir com o mundo. Assim, o objetivo geral do trabalho é desenvolver jogos educacionais colaborativos com viés científico na área ambiental, de forma que possam ser utilizados como ferramenta no ensino e aprendizagem de estudantes de ensino médio. Pretende-se criar um jogo de tabuleiro com confecção de protótipos para ser aplicado em turmas do IFPR Campus Curitiba e Campus Umuarama. Posteriormente, pretende-se adaptar para deck de cartas, por ser mais simplificado, e jogo digital, por ter linguagem diferente, mais acessível e atraente aos estudantes. 

Palavras – chave: Criatividade. Divulgação científica. Ensino Médio. Inovação educacional. Ludicidade.

Descrição: A ideia é criar um jogo do tipo print-and-play (imprima-e-jogue), com todos os elementos desenhados em papel A4. Assim, os arquivos do jogo serão disponibilizados por e-mail para as escolas. Essa filosofia de compartilhamento faz parte da tendência mundial da cultura maker, que pode ser vista como mais uma inovação dentro deste projeto.
Objetivos:

Objetivo geral: desenvolver jogos educacionais colaborativos com viés científico na área ambiental, de forma que possam ser utilizados como ferramenta no ensino e aprendizagem de estudantes de ensino médio.

Objetivos específicos: delimitar um assunto científico na área ambiental a ser tratado no jogo a ser desenvolvido; pesquisar sobre o assunto científico escolhido; identificar as teorias de desenvolvimento de jogos; conhecer as dinâmicas de jogos de tabuleiros e jogos digitais; criar jogos de tabuleiros, de cartas ou digitais; elaborar um protótipo do jogo; aplicar o jogo em turmas de ensino médio; analisar a eficiência do jogo desenvolvido em termos de aprendizagem dos estudantes; realizar ajustes, se necessário.

Justificativa: Esse projeto se justifica por ampliar o arcabouço de pesquisas e de jogos educativos para a educação básica, pois essa metodologia ainda é aplicada de forma tímida nas salas de aula frente às técnicas tradicionais. O trabalho tem sua importância para a educação porque a nova geração de estudantes tem novas necessidades e novas formas de interagir com o mundo. Para acompanhar essa tendência, é necessário que a pedagogia esteja sempre em busca de inovação e tecnologia. 

Resultados esperados: Espera-se obter um jogo educativo colaborativo que auxilie professores no ensino de temas transversais e de educação ambiental. O jogo também poderá ser utilizado como instrumento avaliativo, pois permite ser adaptado a cada realidade escolar. Mas para além dessas expectativas, espera-se que o jogo possa ser um instrumento de reflexão sobre os impactos antrópicos no meio ambiente, com repercussões locais e globais. 

Com relação à distribuição, espera-se que o jogo seja divulgado para todas as escolas públicas do país. Para tanto, a equipe deste projeto entrará em contato com as secretarias estaduais e núcleos regionais de educação e solicitará o encaminhamento do material às escolas. Como o jogo será todo confeccionado em arquivo, poderá ser anexado aos emails. Os participantes também enviarão os vídeos produzidos e os deixarão disponíveis no Youtube e na página dos campus do IFPR.

Proteção da Propriedade Intelectual: Pretende-se solicitar, se possível, proteção intelectual do design e artes gráficas do jogo, bem como direitos autorais do conteúdo técnico elaborado e dos vídeos produzidos.

Produções ligadas ao projeto

Jogo – Salve Gaia – Clique para fazer o download

Publicação do artigo completo no IV Jalequim 2020: “Jogos cooperativos e jogos colaborativos de tabuleiro: da diversão à educação”:

https://www.even3.com.br/anais/jalequimlevel4/329426-jogos-cooperativos-e-jogos-colaborativos-de-tabuleiro–da-diversao-a-educacao/

Publicação de capítulo de livro “Jogos cooperativos e jogos colaborativos de tabuleiro: da diversão à educação” para publicação no e-book “Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 3”, da editora Atena, em setembro de 2021:

https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4443#4a

Publicação do resumo expandido “Elaboração de um jogo de tabuleiro educativo colaborativo em época de pandemia: estudo de caso” no V Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unipar 2021, em Umuarama:

https://sisweb02.unipar.br/eventos/anais/5005/html/25049.html

Publicação do resumo “Criação de um tabuleiro dinâmico para o jogo educativo colaborativo Missão Gaia” no IFTECH Curitiba 2021.

Publicação do resumo “Utilização de jogos educativos colaborativos como ferramenta de ensino e aprendizagem de ciências” no VI SETEC 2021, em Umuarama:

https://ifpr.edu.br/umuarama/wp-content/uploads/sites/26/2022/03/Anais-2021.pdf

Publicação do resumo “Missão Gaia: cultura maker na elaboração de um jogo de tabuleiro educativo colaborativo” I SecIF 2021 do IFPR Campus Curitiba.

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