Literando
Atualizado em
Projeto: Literando
Produção e difusão de material educativo.
Ação de extensão do projeto PRODUÇÃO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL ILUSTRADA PARA FINS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Coordenador:
Prof.Claudio Luiz Mangini
Colaboradores:
Profa. Máriam Trierveiler Pereira
Prof. Samuel Ronobo Soares
Descrição:
O projeto baseia-se no fato de que a leitura permite ao leitor/ouvinte entrar em contato com o mundo real ou imaginário sem ser necessário um deslocamento físico. Sua grandiosidade deve ser entendida como uma grande viagem, uma experiência única e individual. Com Monteiro Lobato, a literatura infanto-juvenil deixou de ser ditada por livros didáticos e foi pensada em algo que deveria ser estimulado na criança, de modo que ela adquirisse o hábito e o prazer pela leitura. Mesmo assim, Monteiro Lobato sempre inseriu elementos educativos em seus livros. Hoje, já se chegou a um consenso de que a literatura infantil deve englobar tanto o aspecto educativo, mas também se firma como arte. Além disso, como vivemos em uma era de tecnologia e informação, a literatura infanto-juvenil deve acompanhar essa tendência e incentivar novos cientistas a partir de textos lúdicos. Dessa maneira, a leitura pode contribuir de forma significativa numa sociedade letrada, no exercício da cidadania e no desenvolvimento intelectual.
Palavras-chave:
Comunicação. Educação Ambiental. Educação e Popularização de C&T. Ilustração.
Objetivos:
O objetivo principal desse projeto de extensão é difundir literatura ilustrada com finalidade de iniciação científica e educação ambiental.
Para tanto, os objetivos específicos são: i) produzir e publicar textos infanto-juvenis ilustrados; ii) realizar oficinas, exposições e palestras ou auxiliar em eventos literários; e iii) publicar artigos sobre as experiências.
Metodologia:
O método utilizado para a elaboração dos volumes foi principalmente a pesquisa bibliográfica, tanto com relação ao conteúdo das obras, quanto ao emprego da linguagem, texto e ilustrações. O material utilizado para as ilustrações dos livros (lápis aquarelado e papel especial) foi obtido com recursos de bolsa do próprio IFPR. Os computadores do IFPR e particulares dos próprios autores do projeto vêm sendo utilizados para a elaboração do material, para estudos e pesquisa e para a editoração. A diagramação vem sendo feita com o auxílio do software CorelDraw®, através de renovação de licença anterior adquirida pelo próprio ator do projeto, uma vez que o IFPR não possui licença do referido software e que sua aquisição depende de pregão específico não previsto.
Público-alvo
O público-alvo desse projeto são crianças e adolescentes, de 4 a 12 anos; e escolas públicas e particulares de ensino fundamental, bem como docentes desses níveis educacionais.
Produções ligadas ao projeto:
“As aventuras de Téo e Sofia”, 2. ed.
“As aventuras de Téo e Sofia”, vídeo livro em Libras
Coleção “Mãe, como faz?”
Capítulo do livro “Direitos Humanos e Educação: desafios, diálogos e práticas”:
“Educação não formal por meio de produção de literatura infantojuvenil ilustrada”
Serviços oferecidos:
Oficinas e palestras sobre:
- produção literária,
- escrita criativa,
- diagramação,
- ilustrações.