Como ingressar no IFPR? – Campus Umuarama
Como ingressar no IFPR?

Como ingressar no IFPR?

Atualizado em

Copiado!

O IFPR é uma Instituição pública e federal, logo gratuita, ofertando vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, graduação e pós-graduação.

O Campus Umuarama oferece regularmente cursos técnicos integrados ao ensino médio, graduação e pós-graduação. Conheça os nossos cursos.

O ingresso nos cursos pode se dar por processo seletivo ou transferência externa e interna, sendo que para as vagas remanescentes do processo seletivo podem ser realizado um sorteio de vagas.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo é realizado uma vez por ano, e os estudantes aprovados têm a oportunidade de estudar em uma escola pública, gratuita e de qualidade. As inscrições iniciam no segundo semestre do ano, porém a cada ano devem ser observadas as data estabelecidas em edital específico para este fim.

Informações como prazo de inscrição, número de vagas e cursos ofertados, cronograma isenção de inscrição, divulgação de resultados e outras datas relevantes em relação ao Processo Seletivo para ingresso na instituição também são disponibilizadas em edital específico. No edital também são especificadas as cotas existentes, com base na Lei nº 12.711/2012.

Sorteio de vagas

Para participar dos sorteios de vagas não é necessário ter feito a prova do Processo Seletivo. Também não é preciso pagar qualquer tipo de taxa de inscrição. Se o candidato for sorteado dentro do número de vagas disponíveis, já estará apto a preencher a vaga à qual concorreu, bastando efetuar sua matrícula conforme regras de cada Edital.

Transferência interna e externa

  • I. Transferência interna: transferência de estudante regularmente matriculado em curso do IFPR para outro curso de mesmo nível e forma de oferta no mesmo campus ou em outro campus do IFPR, a partir do 2º (segundo) período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados em edital.
  • II. Transferência externa: disponibilizada para estudante matriculado em curso de outras instituições de ensino para ingresso em curso de mesmo nível e forma de oferta a partir do 2º (segundo) período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados em edital.
  • III. Aproveitamento de Curso (para cursos de nível Superior): o ingresso de estudante já diplomado em um curso de mesmo nível e forma de oferta, a partir do 2º (segundo) período letivo do curso, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios divulgados em edital.

Mais informações

São ofertados, além dos cursos regulares, outros que possuem processo seletivo próprio, como o curso de pós-graduação.

Topo