Alunos do Campus União da Vitória participam de aula de campo no Parque Estadual Vila Velha – Campus União da Vitória

aula de campo

Na segunda-feira, 31 de agosto, os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória participaram de uma aula de campo no Parque Estadual Vila Velha, no município de Ponta Grossa.

A proposta da viagem foi desenvolvida, de modo interdisciplinar, pelas disciplinas de Geografia e Biologia. Segundo a professora de Geografia, professora Patrícia Baliski, o principal objetivo é proporcionar aos estudantes a observação em campo de determinados elementos físico-naturais, favorecendo a compreensão sobre aspectos geológicos, geomorfológicos, pedológicos e da fauna e flora locais.

Os alunos visitaram exposições de fotografias sobre as cavernas existentes na região e de trabalhos artísticos sobre a fauna local; assistiram a uma palestra, sobre o Parque, contando sua história, tipos de rocha existentes, idade geológica, entre outras informações; realizaram a trilha completa dos Arenitos; e conheceram as Furnas 1 e 2.

Segundo a professora de Geografia, os alunos tiveram a oportunidade de observar temas e conceitos já trabalhados na sua disciplina, como processos de erosão, intemperismo e pedogênese, e formação das rochas e do relevo. Além das explicações mais técnicas, também receberam informações sobre algumas rochas existentes no local com formas curiosas, como a taça, camelo e garrafa. Puderam visualizar aspectos da fauna e flora locais, temas da disciplina de Biologia, além de discutirem aspectos relacionados à fragilidade dos ambientes naturais.

Nas Furnas, conheceram um pouco mais sobre o processo de origem daquelas formas, a idade geológica, o impacto prejudicial das atividades humanas na fauna local, além das ações desenvolvidas para a conservação ambiental no Parque.

Segundo a professora de Biologia, Rosana Maria Frey, é importante para os alunos compreenderem a importância da preservação ambiental para os ecossistemas locais. “Pensar global e agir local, conhecer o tipo de vegetação da região e o que é uma unidade de conservação, relacionar esse tipo de vegetação como o habitat natural de muitas espécies nativas da região. Saber que muitas espécies animais e vegetais estão sob ameaça de extinção, e o motivo pelo qual isso acontece, e para tanto tentar contribuir para a minimização dessa fragilidade”, afirma.