Estudantes de Agronomia do Campus União da Vitória participam de visita técnica em Paula Freitas – Campus União da Vitória

visita técnica

Com intuito de ampliar os horizontes profissionais e apresentar técnicas de cultivo de hortaliças, os estudantes do primeiro período do curso de Agronomia do Campus União da Vitória, participaram no dia 18 de julho, durante a disciplina de Introdução a Agronomia, de uma visita técnica na propriedade do engenheiro agrônomo, Fabio Balsanello, em Paula Freitas – PR.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória profissional de Balsanello, que após formado e querendo permanecer na região, teve dificuldades em entrar para o mercado de trabalho, o que o levou a aceitar outros empregos, distanciando-o de sua formação. Ao trabalhar em um supermercado percebeu um nicho de produção não explorado na região, então, com seu olhar empreendedor e conhecimentos técnicos adquiridos durante a graduação, implantou em sua pequena propriedade com pouco menos de um hectare a primeira estrutura para produção de hortaliças em sistema hidropônico, motivando-o à construir diversas outras estufas e conquistar vários mercados na região.

De acordo com o professor da disciplina, Carlos Kosera Neto, mesmo estando no primeiro período do curso, os estudantes ficaram empolgados com as técnicas de cultivo e todo o processo de produção e comercialização exposto pelo engenheiro agrônomo, explorando os conhecimentos do profissional.

“A visita expandiu as perspectivas profissionais e o modo dos estudantes de encarar as possíveis angústias que podem enfrentar, possibilitando entender na prática como o empreendedorismo e a superação de obstáculos está presente na agronomia”, finalizou Kosera.