aula de campo

Disciplina de Oficina Integradora leva estudantes em aula de campo nas regiões afetadas pelas enchentes de União da Vitória

Publicado em

Com a finalidade de realizar pesquisas para o componente curricular de Oficina Integradora, os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória, participaram, na última terça-feira (18), de uma aula de campo pelas regiões afetadas pelas enchentes de União da Vitória, com a participação dos professores do curso de Geografia da Unespar, Daia Gemelli e Michael Sene.

Durante a saída, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar, em situações da vida concreta dos habitantes locais, os conhecimentos teóricos estudados nas diferentes disciplinas que participam da Oficina Integradora: Biologia, Filosofia, Informática, Língua Portuguesa e Matemática. 

A aula foi realizada em pontos estratégicos para se entender o tema das inundações do rio Iguaçu e como isso afeta a cidade de União da Vitória.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa do campus que acompanhou a turma, Emília Moreira, o encontro de docentes das duas instituições e estudantes é um momento único que propicia a intensa troca de ideias sobre os fatos observados nos pontos visitados: marco do vau do rio, a régua de medição das cheias e a praça Campolim no bairro Navegantes.

“Na praça, os estudantes conversaram com duas senhoras que mostraram documentos de família sobre a história do bairro. Além disso, ali, saíram pelas casas entrevistando moradores a partir de roteiros previamente preparados. Foi uma excelente oportunidade para vivenciar o que eles tem aprendido por meio de suas pesquisas”, declarou Moreira.

A atividade se encerrou no alto do morro do Cristo, ponto turístico da cidade, de onde puderam avaliar, com mapas nas mãos, as características geográficas da região, ouvir os docentes convidados e tirar fotos com os colegas de turma.

Para o estudante Leoduan Witter, a aula foi muito proveitosa, tendo em vista o conhecimento geológico da região e o contexto histórico e urbano das enchentes.

Já para a representante da turma, Yavini Dobkowski, o destaque da aula de campo foi a possibilidade da coleta de informações que vão complementar a pesquisa do grupo.

“Com as entrevistas, coletamos dados relacionados ao tema específico do nosso grupo. Atividades de campo como essa, além de serem muito divertidas, são muito importantes e agregam muito para pesquisas como esta que estão sendo realizadas na matéria de oficina integradora”, finalizou Dobkowski.

Participaram a aula de campo os docentes das disciplinas de Biologia, Língua Portuguesa e Sociologia do Campus União da Vitória.