Campus União da Vitória realiza Ideathon na busca por soluções inovadoras para o setor da erva-mate e da indústria madeireira – Campus União da Vitória

ideathon

Campus União da Vitória realiza Ideathon na busca por soluções inovadoras para o setor da erva-mate e da indústria madeireira

Publicado em

Copiado!

Com foco na busca de soluções inovadoras para a produção de erva-mate e para a indústria madeireira, dois setores de grande importância econômica de nossa região, foi realizado, na última sexta-feira (27), no Campus União da Vitória, o evento Ideathon, com a participação das turmas do curso de Agronomia da unidade e com participantes internos e externos.

Com 51 inscritos, a ação é fruto de parceria do Campus União da Vitória com o SEBRAE, e faz parte das ações de fortalecimento da Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul do Paraná.

Durante as atividades, foram formadas oito equipes, que se engajaram na busca por soluções criativas para o enfrentamento de desafios reais da região. As atividades foram mediadas pelo consultor de inovação do SEBRAE, Hector Cabral, e envolveram etapas como apresentação da temática, formação de equipes, descoberta e geração de ideias e apresentação das propostas.

“Participar do Ideathon me despertou um lado empreendedor, um olhar voltado aos negócios, que antes não era tão claro. Além disso, a experiência em trabalhar com uma equipe também me trouxe muito aprendizado que, no futuro, pode contribuir para minha atuação como agrônoma no mundo dos negócios”, afirma a estudante de Agronomia, Priscila Buchay.

Para Gustavo Lehun, também do curso de Agronomia, a participação no evento pode despertar a imaginação, desafiando os participantes a ver os problemas de forma diferente, criativa, empreendedora e em grupo.

“São experiências com muito peso no mundo do agronegócio, que vem crescendo continuamente”, destacou Lehun. 

Já para o professor da unidade e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do campus (NIT), Carlos Santos, o evento foi uma grande oportunidade para que os alunos pudessem fortalecer habilidades importantes, como a criatividade na busca por soluções de problemas agronômicos, trabalho em equipe, liderança, organização e comunicação.

“Esperamos, ainda, que essa parceria possa ser repetida em novas oportunidades e temáticas. Como parte das ações da Incubadora da unidade, as equipes, ao final do evento, foram estimuladas a enviar as propostas inovadoras ao Programa de Pré-Incubação híbrida fornecido em parceria com o SEBRAE”, concluiu o coordenador.

Topo