IFPR está com inscrições abertas para Processo Seletivo 2024/2025  – Campus União da Vitória

IFPR está com inscrições abertas para Processo Seletivo 2024/2025

Estão abertas as inscrições para quem deseja estudar no IFPR no ano de 2025. Ao todo serão ofertadas 160 vagas no Campus União da Vitória, sendo  80 para os cursos técnicos integrados e 80 vagas para os cursos de graduação (bacharelado e tecnologia).

Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, as inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro de 2024, com um custo de R$30 e os candidatos têm até o dia 25 de outubro para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Para os cursos de graduação, o período de inscrição vai até o dia 17 de janeiro de 2025. O custo das inscrições é de R$50 e a solicitação de isenção da taxa pode ser realizada até o dia 15 de janeiro de 2025.

É importante destacar que para o processo seletivo deste ano a forma de seleção mudou e não haverá prova. Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio será feita uma análise de histórico escolar dos candidatos e, para os cursos superiores, será utilizada a nota do Enem.

Cursos

• Cursos técnicos integrados: no Campus União da Vitória são ofertadas 40 vagas para o curso Técnico em Informática e 40 Técnico em Meio Ambiente. Ambos têm duração de 3 anos, com aulas todas as manhãs e duas tardes por semana.
  • Cursos de Graduação: são 40 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com duração de 3 anos e aulas no período noturno; e 40 vagas para o curso de Bacharelado em Agronomia, com duração de 5 anos e aulas no período diurno.

Inclusão Social

Ao realizar a inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou então às vagas destinadas à política de cotas adotada pelo IFPR. Atualmente, 75% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição.

• 60% (sessenta por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou médio em escolas públicas do Brasil, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
  • 10% (dez por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
  • 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência.

Os 25% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência.

Inscrição

A inscrição deve ser realizada através do Portal do Candidato onde o candidato deverá realizar o login através de sua conta pessoal gov.br e seguir os passos dispostos no edital correspondente ao tipo de curso desejado.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse os editais abaixo:

Edital do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

Edital do Processo Seletivo para os Cursos Superiores de Bacharelado e Tecnologia.