7ª edição do Encontro de Tecnologia da Informação do Campus União da Vitória trouxe palestras e oficinas com profissionais da área
Publicado em
Com palestras e oficinas envolvendo o tema da tecnologia, o Campus União da Vitória promoveu, entre os dias 16 e 18 de outubro, a 7ª edição do Encontro de Tecnologia de Informação de União da Vitória – Entec, que contou com a participação dos acadêmicos da unidade e da comunidade externa.
A abertura do evento contou com duas oficinas concomitantes ofertadas nas tardes dos dias 16 e 17, voltadas, principalmente, aos estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A oficina sobre robótica utilizando Lego foi ministrada pelo professor de informática da unidade, Wellison Vieira Custer, na qual os estudantes puderam desvendar os princípios da robótica criando os protótipos com kits Lego. A outra oficina utilizou a música para ensinar os princípios da programação para computadores, ministrada pelo professor da unidade e coordenador do curso de Tecnologia em Análise Desenvolvimento de Sistemas – TADS, Douglas Lusa Krug, na qual os estudantes aprenderam os conceitos fundamentais de programação criando as suas próprias composições musicais.
Além das oficinas do período da tarde, ainda foram realizadas, no período da noite, a oficina Estratégias para beneficiar o aprendizado de programação através de Inteligências Artificiais Generativas, com o professor de informática do campus, Tiago Roberto Kautzmann; Escrita acadêmica com Overleaf, com o professor de informática do campus, Fabricio Malta de Oliveira; Oficina Linkedin e Lattes, ministrada pelo professor de administração, Claudio Jorge Gomes da Rocha Junior.
As palestras com profissionais da área também tiveram seu lugar no Entec, com temas desde Desafios e Perspectivas da IA na Indústria e na Vida Pessoal, com a professora de Engenheria de Software da UGV, Andréa Tomko; Áreas de atuação do profissional de TI, com a estudante do curso TADS do campus e presidente da ForceTech Soluções, empresa Júnior vinculada ao curso, Gabriela Sena da Silva; e Metodologias Ágeis em tempos de IA, com o especialista em Gestão de Projetos e Inovação, e Fundador da Move 42, César Augusto Pessoa.
Para a estudante, Gabriela Sena da Silva, a experiência de participar como palestrante, ministrando aos estudantes do Ensino Médio, foi uma experiência enriquecedora e significativa.
“Pude abordar com as turmas de 3º anos, que logo estarão se formando e adentrando no mercado de trabalho, as diversas áreas em que o profissional de TI pode atuar, além de apresentar as habilidades mais valorizadas, fiz questão de destacar a importância das habilidades interpessoais, como comunicação, colaboração e resolução de problemas, que são muito praticadas no ambiente de uma empresa sênior. Na ForceTech Jr., temos a chance de vivenciar desde cedo a realidade do mercado, aplicando na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e enfrentando desafios reais”, avaliou Sena da Silva.
O último dia de evento trouxe o Game Jam, promovido pelos professores de informática da unidade, Jefferson Nogueira de Oliveira e Vinicius Bortolini, no qual os estudantes tiveram uma introdução ao desenvolvimento de jogos, em um clima de descontração e diversão, podendo experimentar diferentes plataformas de jogos digitais.
O Entec foi encerrado com o profissional em Data Analytics na Intelbras, Thiago Santos Correia, que trouxe sua experiência de mais de 20 anos na área, ministrando uma palestra sobre dados, que é considerado o “Novo Petróleo”. Durante sua fala, o profissional abordou as estruturas e tecnologias que transformam negócios.
Para o coordenador do curso TADS e um dos organizadores do evento, Douglas Lusa Krug, o Entec alcançou os objetivos propostos, pois proporcionou aos estudantes da unidade, principalmente acadêmicos do TADS, uma vivência adicional ao que eles têm visto em sala de aula, pois renomados profissionais do mercado de trabalho compartilharam conhecimento e experiência com os estudantes.
“Estas experiências são de suma importância no processo formativo e oportunizam a escolha de futuros caminhos profissionais, além de possibilitar o início de um networking. Sem dúvidas, o saldo do Entec desse ano foi muito positivo”, finalizou Krug.