mulheres mil

Formatura de curso do programa Mulheres Mil é realizada no Campus União da Vitória

Publicado em

Em clima de celebração, o Campus União da Vitória realizou, na última terça-feira (10), a formatura de 30 estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada em Cultivo de Plantas Medicinais e Aromáticas e seus Derivados, pelo Programa Mulheres Mil.

O curso teve duração de três meses e possuiu como objetivo oportunizar às mulheres uma formação profissional para a produção de plantas medicinais e aromáticas baseada no conceito e princípios da agroecologia; ampliando as oportunidades de trabalho e de geração de renda com base na produção e comercialização de plantas medicinais e aromáticas e de seus derivados, como produtos de limpeza e de higiene pessoal, produtos alimentícios, decorativos e artesanais.

A solenidade contou com a presença de servidores da unidade e familiares e amigos das formandas e teve como patronesse a professora e coordenadora do curso, Maristela Camillo; como paraninfa, a professora do curso, Emília Moreira; como professor homenageado, Carlos Antônio dos Santos; além da presença da coordenadora geral do CRAS, Adriane Tomkiewicz e da secretária da Assistência Social do município, Cleonice Moller.

Em sua fala, a estudante e oradora da turma, Sila de Almeida, enalteceu a qualidade do curso e o conhecimento que adquiriram nas aulas teóricas e práticas, além dos vínculos de amizades que desenvolveram.

“Todas nós viemos de diferentes casulos, cada uma com as suas particularidades, mas aqui descobrimos que juntas podemos nos transformar em borboletas e voar”, discursou Almeida.

Já a professora e coordenadora do curso, Maristela Camillo, celebrou o fato de que o curso não teve evasões e desistências, formando todas as trinta estudantes que iniciaram às aulas em agosto deste ano.

“Coordenar esse curso foi uma experiência em que aprendi, com essas mulheres incríveis, muito mais do que ensinei”, declarou Camillo.

As formandas também fizeram questão de homenagear cada um dos professores que lecionaram na turma, com presentes e palavras de carinho.

A formatura foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Deividson Okopnik, que, em sua fala, manteve as portas da instituição abertas às formadas, para que deem continuidade aos seus estudos e prossigam crescendo tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

O objetivo do Programa Mulheres Mil é enfrentar as desigualdades de gênero ao atender mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização; mulheres que são responsáveis “sozinhas” pelos cuidados no ambiente familiar; vítimas de violência doméstica.