Professor do Campus União da Vitória tem artigo selecionado para VI Encontro Anual de Tecnologia da Informação – Campus União da Vitória

artigo

O artigo intitulado “O uso computacional interativo como recurso virtual didático no ensino de Ciências – Física”, elaborado pelo professor Luiz Sérgio Soares da Silva, vai representar o Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no  VI Encontro Anual de Tecnologia da Informação (VI EATI). O evento é promovido pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen, e Universidade Federal de Santa Maria e será realizado entre os dias 9 e 13 de novembro.

Segundo o autor, o artigo, que contou com a colaboração dos professores Drielly Nayara Olekszyzen Salin, Ederson Marcelino da Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da Silva e Rosana Maria Frey, apresenta uma pesquisa do uso computacional como ferramenta didática pedagógica, por meio de programas educacionais encontrados livremente na rede mundial de computadores. “Esses simuladores auxiliam na construção do abstrato que envolve o ensino de ciências em geral e mais especificamente no estudo da física”, explica.

O professor é doutor em Física, pesquisando colisões de elétrons com moléculas de simetria arbitraria utilizando simulação computacional; leciona a disciplina de Física para os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e é Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus União da Vitória. “Atualmente fazer uso do computador nos locais de ensino é imprescindível para o fortalecimento de uma via sem volta no que diz respeito a uma modernização pedagógica, que está diretamente ligada a capacidade de educadores que buscam cada vez mais estarem preparados para novas práticas pedagógicas que surgem dia a dia”, conclui.

Confira a lista de artigos selecionados: https://eati.info/eati/2015/selecionados