Estudantes do IFPR Campus União da Vitória participam da 11.ª Olimpiada Brasileira de Matemática – Campus União da Vitória

Os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná, Campus União da Vitória, participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no dia 7 de junho. A Olimpíada é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos.

Na sua 12.ª edição a competição atinge a marca histórica de 99,59% dos municípios do Brasil. Podem participar da Olimpíada todos os alunos matriculados em escolas públicas, que estudam do sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. No ano passado, o Campus União da Vitória participou pela primeira vez, com seis alunos classificados para a segunda fase.

Premiação

A OBMEP premia, com medalhas e certificados de menção honrosa, alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação, com base no resultado das provas da segunda fase. Os alunos medalhistas recebem bolsa de estudos para o Programa de Iniciação Científica Junior (PIC). Mais de 36 mil alunos receberam a oportunidade de estudar Matemática com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao ingressar no Ensino Superior os estudantes que se destacaram nas olimpíadas anteriores também podem ser contemplados com bolsas de estudo de Iniciação Científica, em parceria com o CNPq, e de Mestrado, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para saber mais sobre a OBMEP, baixar as provas anteriores, ter acesso a vídeos e materiais complementares acesse: www.obmep.org.br