IFPR Campus União da Vitória realiza audiência pública para ouvir representantes de setores produtivos e sociais da região – Campus União da Vitória

Como objetivo definir as áreas tecnológicas de abertura de novos cursos, de acordo com a demanda regional foi realizada na manhã desta quinta-feira, 28, na Biblioteca do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná mais uma audiência pública para ouvir representantes dos setores produtivos e sociais da região de União da Vitória.

A Diretora Geral do Campus, Patrícia Cambrussi Bortolini, abriu o evento apresentando a Instituição e seu histórico desde a implantação no Município, e, juntamente com o responsável pelo Observatório Regional do IFPR, atuando na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Gilmar José Hellmann, apresentou dados socioeconômicos regionais, confrontando-os com o planejamento do IFPR. O administrador apresentou dados do Ipardes, que demonstram que diferente de outras regiões do Estado, União da Vitória é um centro de atração de jovens.

Segundo Hellmann, há 644 institutos federais entre os mais de 5.500 municípios brasileiros, e um deles está em União da Vitória. “Uma das missões dos institutos federais é auxiliar no desenvolvimento local e regional. O potencial que temos para isso é o ser humano”, define.

Representantes do Núcleo Regional de Educação, a Emater, a Prefeitura, da Câmara Municipal, a Câmara dos Dirigentes Lojistas, o Sindicato dos Lojistas, a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social – Escritório Regional participaram da audiência pública. Segundo Hellmann, a missão desse grupo reunido nessa audiência pública é ajudar a definir quem é o IFPR Campus União da Vitória. “Neste momento importante de concretização de abertura de novos cursos no Campus União da Vitória, a participação de todos nessa discussão representa uma grande contribuição”, afirma a diretora geral.

Após as apresentações iniciais, os representantes das entidades presentes se manifestaram sobre os dados apresentados e sobre o que esperam do IFPR. Na oportunidade, os gestores do Campus puderam esclarecer como ocorrem alguns processos em uma autarquia federal.

O IFPR é uma instituição e ensino focada na educação profissional, tecnológica e científica. Trata-se de uma instituição pública federal que oferta ensino nas diferentes modalidades e níveis, desde cursos de formação inicia e continuada profissionalizante até a pós-graduação. A Instituição está instalada em União da Vitória desde 2013, tendo ofertado, até o momento, mais de 800 vagas para diversas modalidades de ensino. Segundo a diretora geral de acordo como planejamento estratégico do Campus União da Vitória o foco para os próximos cinco anos, está na oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) de qualificação profissional de curta duração; cursos de qualificação profissional na modalidade Educação a Distância (EaD); cursos técnicos integrados ao Ensino Médio enquadrados em dois eixos tecnológicos específicos e um curso de Licenciatura.