Servidores do IFPR Campus União da Vitória participam de ciclo de debates sobre currículo integrado – Campus União da Vitória

Servidores do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram do Ciclo de Debates sobre Currículo Integrado, evento promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Chapecó, em colaboração com o São Miguel do Oeste e com o Campus Xanxerê.

O evento é voltado para professores das redes federal, estadual, municipal e privada de educação, estudantes de licenciatura e demais profissionais da área de educação. As atividades ocorreram nos dias 16 de junho e 1.º de agosto, em Chapecó, com o propósito de reunir trabalhadores da educação que atuam e pesquisam sobre o Currículo Integrado do IFSC e em outras instituições de ensino, em especial em cursos de Ensino Médio Integrado e Proeja.

A primeira fase do evento contou com palestras do professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), intituladas Concepções teóricas e metodológicas em disputa na construção e na prática do projeto político pedagógico dos Institutos Federais e Concepções teóricas e metodológicas em disputa na construção e na prática do Currículo Integrado. A segunda etapa contou com palestras da professora Marise Nogueira Ramos, da UERJ/FIOCRUZ, que apresentou os temas Os desafios para a materialização do Currículo Integrado no Brasil e Os desafios para a materialização do Currículo Integrado nos Institutos Federais, e com atividade multidisciplinar realizada com os participantes.

Atualmente, o Campus União da Vitória oferece o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o Curso de Formação Inicial e Continuada em Operador de Computador Integrado ao Ensino Fundamental, que é realizado em parceria com o Colégio Estadual Adiles Bordin, e o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, na modalidade Proeja. Na avaliação do professor Eduardo Ramos Coimbra e Souza, a participação no evento se mostrou uma oportunidade única de contato com outros servidores de Institutos Federais, de acompanhar as ideias e as propostas dos palestrantes, e tomar parte ativamente no debate sobre Currículo Integrado.