IFPR realiza II Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura em União da Vitória – Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realiza, na sexta-feira, 16, e sábado, 17 de setembro, a II Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec). O evento será realizado na sede do Campus, localizado na Avenida Paula Freitas, bairro São Bráz, Distrito de São Cristóvão, na sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 16h.

Segundo o Coordenador de Pesquisa e Extensão, professor Vitor Marcos Gregório, o objetivo do evento é divulgar os cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC), além de todo conhecimento produzido no Campus.

Mipeec

Durante a Mipeec serão apresentados os resultados dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos pelos alunos e professores no Campus. No total serão apresentados 35 trabalhos, quase o dobro dos 18 apresentados no ano passado. Além dos trabalhos de pesquisa, com temas bem variados, haverá apresentações culturais como dança, teatro e música. Neste link é possível conferir os temas das pesquisas que serão apresentadas, bem como a disposição dos banners no local de apresentação, que será a biblioteca do Campus: https://ifpr.edu.br/uniao-da-vitoria/135-2/pesquisa-e-extensao/mipeec/disposicao-dos-banners

A expectativa do Coordenador é que a Mostra seja maior que do ano passado, com mais participação dos alunos e da comunidade. Aproximadamente 600 pessoas estão sendo aguardadas para o evento. “Esperamos que a comunidade possa, mais uma vez, nos abraçar nesse momento, que possamos trabalhar juntos para que nossos alunos saiam daqui bem formados”.

A aluna do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Mariana Kuryluk, vai apresentar dois projetos em áreas diferentes, em parceria com seu colega Tiago Wagner. Um dos projetos é na área de Matemática, coordenado pelo professor Ederson Marcelino da Silva, e outro em Geografia, coordenado pela professora Patrícia Baliski. Segundo Mariana, o projeto de Matemática aborda os vários tipos de lâmpadas, alertando que a escolha da lâmpada mais adequada deve ser feita de acordo com suas funcionalidades, considerando temperatura da cor entre outros fatores. Já o projeto de Geografia, abrange uma pesquisa sobre os problemas socioambientais da região de União da Vitória. “Com esse projeto, estamos vendo que precisamos melhorar como seres humanos, para cuidar do nosso meio ambiente”, afirma.

Confira a página do evento, criada no Facebook: https://www.facebook.com/events/1066030423465755. É nessa página que tentaremos concentrar o maior número de fotos e informações no decorrer da Mostra.

Até amanhã, os vídeos do Prêmio Aclamação Popular podem ser visualizados no canal da Mostra, no Youtube. São três vídeos, de até dois minutos e meio, relacionados a projetos apresentados na Mostra. O vídeo mais visualizado vai ser premiado no último dia da Mostra: https://ifpr.edu.br/uniao-da-vitoria/comissao-organizadora-divulga-videos-que-estao-concorrendo-ao-premio-aclamacao-popular-da-ii-mipeec

Sexta -feira (16/9)

8h    – Abertura
9h    – Apresentação de dança – Apae
15h    – Apresentação teatral – Projeto Pé no Palco
16h    – Apresentação teatral – EEB Germano Wagenführ
19h    – Apresentação musical – Curso FIC Espanhol Básico
19h20 – Apresentação de dança – CTG Os Birivas

Sábado (17/9)

9h    – Apresentação de dança (folclore ucraniano e hip hop) – Paulo Frontin
11h    – Apresentação teatral – Projeto Pé no Palco
14h    – Apresentação musical – Graciella e Francieli
15h    – Premiação e encerramento

Pré-Se²pin

Os quatro melhores trabalhos apresentados na Mipeec serão avaliados por uma comissão, e poderão ser selecionados para participar do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin). Esse é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), com o objetivo de promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a Instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências. Este ano, o Seminário vai ser realizado no IFPR Campus Cascavel, de 17 a 20 de outubro.