Estudantes do Campus União da Vitória realizam viagem de estudos a Foz do Iguaçu – Campus União da Vitória

Os estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram de uma viagem de estudos para Foz do Iguaçu, nos dias 5 e 6 de outubro. Acompanhados por servidores, os alunos visitaram o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Ecomuseu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque das Aves, o Marco das Américas, as Cataratas do Iguaçu e a Mesquita Muçulmana.

Para o professor de ciência da computação, Celso Canteri, com a visita ao PTI, os estudantes puderam conhecer grandes laboratórios de informática, biocombustíveis, bateria ecológica de sódio, e essa experiência apresentou áreas em que podem vir a atuar profissionalmente depois de formados. Na avaliação do professor, a viagem contribuiu tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos estudantes. “Os alunos tiveram a possibilidade de visualizarem ambientes altamente tecnológicos e maravilhas da natureza convivendo em perfeita harmonia. Na mesquita muçulmana puderam questionar um membro da religião islâmica que expôs os pilares da religião e respondeu a muitas dúvidas dos alunos”.

Viagens como essa são previstas no calendário acadêmico, e programadas a partir do ano anterior. O objetivo é oportunizar aos estudantes a experiência de atividades interdisciplinares, envolvendo conhecimento da área tecnológica e ambiental. Como a viagem não foi apenas a passeio, eles têm como tarefa produzirem trabalhos de pesquisa em algumas áreas, como Banco de Dados, Sistemas Operacionais, História, Geografia e Redes de Computadores.