Colégio de Dirigentes do IFPR se reúne em Curitiba – Campus União da Vitória

Colégio de Dirigentes do IFPR se reúne em Curitiba

Os gestores do IFPR estiveram presentes na reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPR, realizada no auditório do Campus Curitiba, na terça-feira, 14. O Codir é um conselho consultivo, previsto na Lei de Criação dos Institutos (Lei nº 11.892). O encontro começou com informes gerais, a estrutura física da Reitoria e as decisões do último Conif.

Entre os informes gerais, foi informada a a troca de Diretor do Campus Pitanga. Quem assume a direção-geral é o professor Vicente Estevam Sandeski. E a participação do Reitor Pro Tempore, Odacir Antonio Zanatta, no Conif, que foi realizado em Brasília.

Os Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos do Instituto tiveram espaço na pauta para abordar questões sobre suas áreas.

Paulo Yamamoto, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, falou sobre o relatório de gestão 2016 e abordou algumas questões sobre o planejamento para 2017, solicitando auxílio dos diretores para otimizar os gastos dos campi e iniciar projetos exigidos legalmente. Também esteve presente na reunião o presidente da Comissão Própria de Avaliação, que relatou os números da pesquisa do ano passado, afirmando que, do ponto de vista quantitativo, foi um sucesso: quase mil alunos a mais que ano passado e crescimento dos docentes e técnicos de quase 50%.

A Pró-Reitoria de Ensino abordou a questão do Processo Seletivo deste ano e contou com a presença de convidados para falar sobre o currículo integrado e projetos pedagógicos, para tratar dos cursos em atividade do Proeja e para apresentar uma carta sobre a importância das bibliotecas.

Além disso, aconteceu a entrega de notebooks para inclusão digital de alunos com necessidades educacionais específicas a todos os campi. A ação faz parte da política institucional do IFPR de acessibilidade, intermediada pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Proens).

A Pró-Reitoria de Administração, na figura do Pró-Reitor substituto, José Balbino, falou sobre as obras previstas nos campi e a questão orçamentária. Também foi apresentada uma proposta de estudo sobre regionalização do serviço de engenharia, bem aceita na reunião e que deverá ser desenvolvida em breve.

Eliane Mesquita colocou sobre a contratação de professores substitutos, sobre o edital de afastamentos para capacitação e sobre o concurso em andamento: a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas lembrou que a segunda fase é organizada pelos servidores do IFPR e será toda realizada em Curitiba no mês de maio.

Marcelo Estevam, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, apresentou diversos informes, entre eles o edital de apoio à participação em eventos e de publicação de artigos, a chamada de implantação dos membros do Comitê de Ética em Pesquisa, a resolução da Pós-Graduação Lato Sensu, entre outros.

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação também esteve na pauta abordando a instalação do storage e o início da implantação do Sistema Sig, bem como seu cronograma.

A Diretoria de Educação a Distância concluiu a reunião com a fala de Marcos Barbosa sobre a implantação dos estúdios nos campi e a criação das diretrizes da EaD no IFPR.

De 15 a 17 de março, os diretores do IFPR participam da capacitação “Gestão de Pessoas na Administração Pública”, que é realizada na Escola de Administração Fazendária (Esaf).