Alunos do curso de Condutor Ambiental Local realizam trilha em Porto União – Campus União da Vitória

condutor ambiental local

Alunos do curso de Condutor Ambiental Local realizam trilha em Porto União

Os alunos do curso de formação inicial e continuada (FIC) de Condutor Ambiental Local do Campus União da Vitória do IFPR realizaram uma trilha até a Cachoeira do Km 13, em Porto União. Os alunos saíram da estação ferroviária às 7h30, na quinta-feira, 8 de outubro, seguindo pelos trilhos, passando pela Praça do Contestado, por túneis construídos na primeira metade do século 20, até a Estação Engenheiro Mello.

Acompanhados pelos professores Ederson Marcelino da Silva, Luiz Sérgio Soares da Silva e Rosana Maria Frey, o grupo contou com a colaboração de dois alunos Aline Bueno e Vítor Eduardo de Almeida, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Em seu projeto intitulado “1905: Quando trilhos foram mais que caminhos”, Aline, que é orientada pelo professor de História, Vitor Marcos Gregório, estuda o contexto histórico da construção da ferrovia e sua importância para as cidades de Porto União e União da Vitória. O aluno Vitor, teve orientação da professora de Biologia, Rosana Maria Frey, para a identificação da avifauna local.

A trilha do km 13 é um projeto que está em andamento, realizado pela turma do FIC Condutor Ambiental Local, envolvendo várias disciplinas como Campo, História Local, Fundamentos de Turismo, Ecologia, Ecossistemas Locais e Educação Ambiental e Geografia Física e Cartografia de Orientação. “Todos os alunos do curso FIC participaram ativamente, com inúmeras sugestões fantásticas, tanto para fomentar a questão da preservação ambiental, quanto para o contexto histórico do trajeto percorrido”, aponta Rosana.