ideathon

Arduino Day é realizado no Campus União da Vitória

Publicado em

Com o tema A Automação no Processo de Inovação, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT do Campus União da Vitória, em parceria com o Sebrae – PR, realizou, nos dias 24 e 25 de março, o Arduíno Day. Um evento anual criado para comemorar o aniversário da plataforma Arduíno e para reunir a comunidade de usuários e desenvolvedores em todo o mundo.

O evento teve como objetivo sensibilizar e fortalecer a inovação no município de União da Vitória e o ecossistema local de inovação, e contou com um Ideathon que desafiou os 60 participantes inscritos, divididos em 13 equipes, a buscar ideias inovadoras e trabalhar em cima da proposta.

A abertura do evento contou com uma fala sobre o mercado de startups, ministrada pelo professor e especialista em estratégias digitais do Sebrae, Hector Felipe Cabral, e levou os grupos a definição do problema que cada equipe optou por abordar. Os participantes passaram toda a noite trabalhando em cima de uma proposta para resolver o problema, descobrir qual o tamanho do mercado e a quantidade de pessoas envolvidas e quais os diferenciais propostos que transformarão o produto em uma ideia inovadora.

No sábado (25) pela manhã, todas as equipes apresentaram os chamados pitches, uma exposição breve e direta acerca do projeto, para uma banca formada por 05 membros do arranjo produtivo local do município que votou nos melhores colocados na competição.

O terceiro lugar na competição ficou com a equipe Black Panther, formada pelos estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lucas Alebrante, Gabriela Sena da Silva, Jheison Novak, Kayane Alebrante e Lee Eros de Moura. O grupo trabalhou com uma proposta de automação de processos escolares e recebeu o prêmio de 200 reais pela colocação.

Com o projeto de um aplicativo que combata Fake News, a equipe Macacos me Mordam, formada pelos estudantes do curso Técnico em Informática, Vinicius Setembrino da Luz e Tiago Staciaki, e os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, Eloísa da Silva, Fernanda Dias e Rafael Schpil, conquistou o segundo lugar na competição, ganhando o prêmio de 300 reais.

O primeiro lugar ficou com a equipe Connect Agro formada pelo estudante do curso de Agronomia Bruno Camargo, pelos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Reuel Kulibaba e Gian Ilchechen e pelos estudantes do curso Técnico em Informática, Marcos Weber e Gustavo Camargo, premiados com 500 reais pela proposta de um aplicativo focado na comercialização e gerenciamento de produção.

“Participar desse evento foi uma experiência incrível, estar cercado por pessoas vibrantes e com disposição para fazer acontecer é algo sem igual. Aprendemos tanto em 24 horas que nem percebemos o tempo passar. Gostaria de ressaltar a importância de ações como essa para incentivar os estudantes e a comunidade a não só perceber as dificuldades da cidade e da região, mas também promover soluções que possam resolver tal problema. Em nome da equipe Connect Agro, agradeço ao IFPR”, destacou Bruno Camargo.

Para o coordenador do NIT, Alex Porn, o evento atingiu o objetivo proposto e foi uma excelente experiência para os estudantes que participaram. “A realização deste Ideathon refere-se a uma atividade de sensibilização e encorajamento do empreendedorismo local, que fortalece a criação da incubadora de negócios inovadores do IFPR, que atualmente está em fase de implantação, para dar continuidade e apoio as ideias criadas nesses eventos, que possivelmente possam tornar-se negócios rentáveis e escaláveis”, declarou Porn.