Audiência Pública do PDI no Campus União da Vitória foi realizada na última quarta-feira,14 – Campus União da Vitória

Foi realizada nesta quarta-feira, 14, no Auditório Edson Aires da Silva, na Uniguaçu, a Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O pró-reitor de extensão, pesquisa e inovação, Marcelo Estevam, representando o reitor pro tempore, deu início a audiência ressaltando a relevância do PDI e descrevendo as ações do IFPR nos seus dez anos de existência.

O prefeito municipal de União da Vitória, Santin Roveda, participou do evento e mencionou que a elaboração do PDI do IFPR acontece em um momento de planejamento da Prefeitura, onde um dos projetos de desenvolvimento da cidade é a criação de um Parque Tecnológico. O prefeito elogiou o trabalho da equipe do campus e incentivou os alunos a inovarem e a modificarem o futuro.

A pró-reitora de gestão e coordenação de pessoas do IFPR, Eliane Aparecida Mesquita, afirmou que o Campus União da Vitória tem muitas perspectivas de crescimento, destacando a importância da gestão de pessoas para o planejamento.

Tanto servidores e estudantes, como a comunidade externa do campus contribuíram realizando perguntas e dando sugestões sobre o que deve constar no PDI. Vários pontos foram levantados, como infraestrutura, políticas inclusivas e plano pedagógico.

Para o diretor geral substituto do campus, Claudemiro Soares de Oliveira, a reunião foi um sucesso. “Tivemos muitas contribuições que engrandecerão a construção do PDI do Campus União da Vitória. A audiência foi apenas o início, até sua finalização teremos outras discussões, e contamos com a participação de todos, em uma construção marcada pelo caráter coletivo e participativo”, destaca.

O PDI passará agora para o período de elaboração, levando em consideração as contribuições recebidas na audiência, após isso, será levado a apreciação pública.

O que é PDI

O documento organiza diretrizes, premissas e objetivos de longo prazo. Basicamente, é um guia a ser seguido pela instituição em relação à sua missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas para os próximos cinco anos.

“A partir do PDI são apontadas, por exemplo, as demandas e metas relacionadas à oferta de cursos; programas de assistência estudantil; atividades culturais, promoção de direitos humanos e inclusão social, entre outras”, explica o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional do IFPR, Paulo Yamamoto.

É no PDI que a instituição se manifesta sobre o que espera do futuro. Por esse motivo, a construção do documento é coletiva. Assim, tanto a comunidade interna quanto externa são convidadas a elaborar proposições, que estão agrupadas em eixos temáticos como perfil institucional, políticas acadêmicas, infraestrutura física, políticas de gestão, avaliação institucional e relacionamento com a comunidade.

Legislação

A elaboração do PDI é uma exigência do Ministério da Educação às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.